domingo, 29 de abril de 2012

Rede de cineclubes de terreiros de Belém participa da celebração pelos 35 anos da SDDH.


Táta Kinamboji (Cineclube Nangetu e coordenador do GT de Comunidades Tradicionais da PARACINE) esteve na Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos/ SDDH para acertar os detalhes da participação da Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém nas celebrações pelos 35 anos de existência da SDDH.
A reunião contou com a participação dos coordenadores do Cineclube Café com Direitos Humanos, Coordenadores  do MST e do GT de Comunidades de Terreiros da PARACINE.
A rede vai participar de duas sessões do Cineclube Café com Direitos Humanos, ambas com filmes do diretor Luís Carlos de Alencar que virá em Belém particiar dos debates sobre os filmes.
As sessões acontecerão às 18h dos dias 25 e 26 de maio, sexta-feira e sábado, respectivamente no assentamento Mártires de Abril, na ilha do Mosqueiro - com o filme Fragmentos de Mindelo (Cabo Verde, Duração : 75 min. Projeto dos alunos finalistas do Curso da Especialização em Cinema do M_EIA - 2011); e no Cineclube da ARCAXA - Associação Abassá Afro-brasilerio Lekô Xapanã (Terreiro do Pai Orlando Bassu) com o filme Bombadeiras (Brasil, Duração 75 min. Brasil, 2007)
O diretor Luis Carlos de Alencar virá à Belém debater os seus filmes.
A proposta para os terreiros é colocar em discussão a questão da transexualidade e o como os sacerdotes das religioões afro-amazônicas tem se comportado diante da presença de transexuais nas comunidades e a sua legitimidade nos rituais das religiões afro-amazônicas.
Para os coordenadores do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da PARACINE, o filme Bombadeiras é importante para os terreiros porque traz o depoimento de várias transexuais e de bombadeiras que são sacertodes/sacerdotizas de religiões afro-brasileiras, e eles acreditam que o filme pode fomentar o debate sobre o paradoxo entre o reconhecimento dos diretos civis de escolha de gênero, com os principios das crenças dos afro-religiosos no poder mítico relacionado ao corpo feminino. Mas trazer esse debate à tona pelas próprias transexuais de terreiros.

Cenas do documentário Bombadeira.

Sinopse: Bombadeiras, assim são chamadas as travestis que transformam o corpo de suas clientes com aplicações clandestinas de silicone (geralmente silicone industrial,não permitido para uso em seres humanos). Este universo simbólico de morte e renascimento, em que um ciclo de vida se encerra para permitir a iniciação de outro, é desvendado pelo diretor Luis Carlos de Alencar em seu documentário BOMBADEIRA, registrando o mito das "fadas madrinhas" no imaginário da travesti, e sua importância na construção de uma identidade de gênero.

A Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC e apoio da rede [aparelho]-:.
Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema, Cineclube da ARCAXA, Cineclube da Irmandade de São Benedito, FEUCABEP, Cineclube do Turco Ricardinho. 


Nenhum comentário: