domingo, 29 de abril de 2012

Mametu Nangetu abençoou a volta de Jarbas Vasconcelos à presidência da OAB-PA.

Mametu Nangetu esteve presente na cerimônia de posse que reconduziu o advogado Jarbas Vasconcelos para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Pará. Mametu representou as lideranças de povos tradicionais de terreiros e a religiosidade afro-amazônica na celebração inter-religiosa que deu boas vindas à Jarbas para reassumir o cargo.

veja a matéria no site da OAB-PA neste link http://www.oabpa.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1760:jarbas-reassume-a-presidencia-da-oab-e-promete-continuar-o-trabalho-em-defesa-da-classe&catid=48:manchete

Jarbas reassume a presidência da OAB e promete continuar o trabalho em defesa da classe


Seg, 23 de Abril de 2012 21:13
Posse-Jarbas_120-55"Foi uma luta difícil. Mas a partir de hoje a OAB está livre novamente". Essas foram as palavras do advogado Jarbas Vaconcelos reconduzido hoje, 23, à presidência da seccional da OAB no Pará. Jarbas juntamente com o secretário geral da instituição Alberto Campos, reassumem seus cargos na Ordem, após seis meses de intervenção. 
Uma solenidade simples, porém muito emocionante marcou a posse, que teve às bençãos do diáocno Fábio Lobato, representando a Igreja Católica e Mameto Nangetu, simbolizando as manifestações afroreligiosas.
A cerimônia de posse, presidida pelo ex-presidente da OAB-PA e membro honorário vitalício Edilson Silva, ocorreu no Plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB e contou com a presença de dezenas de conselheiros, membros de comissões e advogados se fizeram presentes. Autoridades e estudantes de direito também participaram da solenidade. Edilson foi quem deu posse ao presidente Jarbas e ao secretário Alberto Campos.
Convidado ilustre da cerimônia, o presidente da seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous fez questão de parabenizar o presidente Jarbas pelo retorno ao cargo à frente da OAB do Pará. “Acompanhei de perto o que aconteceu no Conselho Federal e o que aconteceu na OAB do Pará. Por isso vim aqui para dar um abraço e me solidarizar com o Jarbas e os advogados do Pará”.
O presidente da seccional do Rio disse ainda que é necessário honrar as tradições de democracia e de justiça da entidade.  Segundo Wadih, a luta pela justiça tem que ser travada na OAB, para que não aconteça mais injustiça com a que aconteceu no Pará. Para ele, a luta pela democracia tem que ser travada dentro da OAB, pois a intervenção foi um ato antidemocrático: “Não podemos verberar contra a corrupção, se não combatemos isso dentro da nossa casa. Não podemos verberar contra quem ganha se trabalhar, se não praticamos isso dentro da nossa casa. Quem recebe acima do teto constitucional, nós não temos autoridade moral para condenar se nós praticamos e aceitamos o mesmo ato”, afirmou.
O fato corrido com a OAB do Pará deixou uma lição, segundo Damous. “Nós aprendemos dramaticamente com a sua lição, mas aprendemos também que existem entre nós aqueles que não aplaudem esse tipo de atitude, existe entre nós (e tenha certeza que somos maioria) aqueles que prezam a história da Ordem dos Advogados do Brasil e eu tenho a certeza que com o restabelecimento da justiça, com o restabelecimento da legitimidade e com a devolução do mandato de vossa excelência, conquistado diretamente  pelas urnas, pela vontade dos advogados do Pará (esses sim donos do seu mandato), tenho a certeza de que a OAB do Pará voltará aos trilhos”, disse.
“A solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, não lhe faltará e não faltará à OAB do Pará, que com muita alegria eu vejo voltar às mãos de quem nunca devia ter saído. Parabéns presidente Jarbas!”, concluiu Damous.Posse-Jarbas_153-100
Além de Jarbas e Alberto mais de 130 advogados entre membros de comissão e conselheiros seccionais reassumiram seus cargos na Ordem – dia 8 de março, esses mesmos advogados se afastaram de suas funções em sinal de lealdade e solidariedade ao presidente Jarbas.

A leitura do termo de posse e da relação com o nome de todos os advogados que retornam à “casa”, foi feita pelo secretário geral. Após ser reempossado, Alberto homenageou os advogados dando ciência à classe e à sociedade, da nomeação e dos nomes dos que reaasumiram o cargo, dizendo: “A Ordem precisa agora de todos os advogados do estado do Pará sem revanchismo, sem rancores, agora é pra frente".
O presidente empossado foi o último a fazer seu pronunciamento. Após fazer muitos agradecimentos - aos seus advogados particulares, aos profissionais que atuam no seu escritório, a sua sócia e esposa, Meire Vasconcelos, aos advogados que pediram licença da Ordem por não concordarem com a forma de gestão do interventor - Jarbas falou da luta que aconteceu durante a intervenção. “Essa luta envolveu muito interesses, interesses de poder que transpassam os muros da Instituição”
Posse-Jarbas_31-600Segundo Jarbas, a OAB “eclipsou”. “Calaram-se as vozes, calaram-se as inteligências, calaram-se as virtudes que antes aqui festejavam a democracia, que defendiam a cidadania que defendiam os advogados. A voz da OAB apequenou-se e sumiu no cenário nacional e do estado”, disse.
Para Jarbas esse lapso causado por aqueles que não acreditam no processo legal, por aqueles que não acreditam na democracia, por aqueles que clamaram pelo golpe e que insistiram em prorrogar uma situação de ilegalidade, uma situação de abuso, em que deixaram os advogados do Pará sem a sua instituição, que deixaram a sociedade do Pará sem a sua voz.
Por fim, Jarbas conclamou os colegas da oposição à responsabilidade. “A partir de agora nós governaremos a OAB para todos. Por que é assim que demonstramos respeito aqueles que nos elegeram, pois eu não tenho dúvida que foram eles que nos trouxeram de volta para cá.”, afirmou o presidente
“Hoje nós estamos declarando a OAB do Pará livre novamente Agora nós retornamos a normalidade democrática da nossa instituição e esperamos que os nossos opositores possam expressar suas divergências conosco no campo das idéias, no campo do debate... No campo das eleições que aconteceram em novembro deste ano”.
Participaram da cerimônia, o Conselheiro Federal da OAB-PA Jorge Borba; Edilson Dantas - Presidente da CAA-PA; Edilson Araújo - Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA; José Maia Bezerra - Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Católicos, Alexandre Lindoso e Ichiguero Sumida - Advogados do Distrito Federal, Ronaldo Cramer, procurador geral da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, presidente da Caixa de Assistência do Rio de Janeiro; Antenor de Souza Oliveira - Conselheiro Federal do Amapá. Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas - Atep - José Maria Vieira; Rosemiro Canto, representando a Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf); José Galhardo, da Associação dos Procuradores do Estado do Pará (Apepa); Bruno Freitas, presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Belém; Edvaldo Machado, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil; Aluisio Meira, ex-presidente do TED-PA e ainda os vereadores Milene Duarte, Otávio Pinheiro e Marquinho do PT e o Deputado Federal Cláudio Puty.
Em defesa da Ordem
Em seu discurso Jarbas Vasconcelos lamentou que a Ordem tenha paralisado suas ações e serviços. “Nossos processos administrativos estavam absolutamente em dias com a meta zero. A OAB vinha em uma gestão combativa frente os poderes públicos fazendo com que a sociedade fosse ouvida e que os advogados fossem tratados com o devido acatamento de suas prerrogativas pelos juízes, promotores e delegados... Então, de uma hora para a outra a OAB eclipsou e ficou em um total imobilismo, causado por quem pediu esse golpe”.
Ele também defendeu a soberania do Tribunal de Ética da OAB-PA, que foi pressionada pelo grupo da intervenção. “De hoje em diante, retorna sua soberania e a sua autonomia para julgar a todos os advogados do Pará inclusive o presidente da seccional, pois não deve favor a grupo nenhum.”
Outras fotos da cerimônia de posse você confere na Galeria de fotos do site da Ordem.
Fotos: Paula Lourinho

Nenhum comentário: