domingo, 15 de abril de 2012

Lançamento nacional do filme À margem do lixo, de Evaldo Mocarzel, nesta sexta 20 de abril.

O Cineclube Nangetu, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), o Cine Mais Cultura (MinC), e a distribuidora RAIZ, convidam a população a participar do lançamento nacional no circuito cineclubista do documentário em longa-metragem À margem do lixo, dirigido pelo premiado diretor Evaldo Mocarzel. O documentário À Margem do Lixo recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Fotografia e Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília 2008.
O Cineclube Nangetu é um dos primeiros a exibir o filme no circuito cineclubista em Belém, e a sessão faz parte de uma ação nacional que envolve aproximadamente 1,200 cineclubes em todos os estados e no distrito federal.

Data 20 de abril de 2012 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Cineclube Nangetu
Tv. Pirajá, 1194
Marco da Légua.
Belém do Pará.
Fone: 91-32267599

À Margem do Lixo, Brasil: 2008
À Margem do Lixo é um filme que focaliza os catadores de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. É um documentário que aposta num capitalismo mais humano, com mais justiça social. Tornar-se catador é uma forma de resistência, de sobrevivência de uma dignidade que insiste em preservar a sua cidadania. Há mais de 500 mil catadores no Brasil. À Margem do Lixo mostra a importância dessa economia informal que faz o nosso País ser referência no resto do mundo. O documentário resgata a dignidade dessa humanidade que sobrevive à margem de São Paulo, capital financeira do Brasil.
Trata-se da terceira parte de uma tetralogia iniciada com À Margem da Imagem, e À Margem do Concreto, e a obra ainda não realizada À Margem do Consumo.


Evaldo Sérgio Vinagre Mocarzel nasceu em Niterói (RJ) e formou-se em Cinema e Jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Seu primeiro curta-metragem Retratos no Parque foi realizado em 1999. Dois anos depois, dirigiu o curta À Margem da Imagem, que discute a estetização da miséria e o roubo da imagem de quem está na exclusão social mais absoluta e que virou longa-metragem em 2003. No ano seguinte, realizou o documentário Mensageiras da Luz.
Em 2005, Evaldo Mocarzel dirigiu dois documentários: Do Luto à Luta, sobre a Síndrome de Down e À Margem do Concreto, sobre os sem-teto de São Paulo.
No ano de 2006, finalizou o documentário Jardim Ângela. Em 2007, lança mais dois documentários: Brigada Pára-Quedista, sobre a tropa de elite do Exército e O Cinema dos Meus Olhos, sobre a relação de críticos e realizadores com o cinema.
Em 2008, finalizou o documentário A Margem do Lixo e Sentidos à Flor da Pele. Seus últimos projetos são Quebradeiras, BR-3 A Peça, BR-3 Documentário e São Paulo Cia de Dança que foram realizados em 2009, e em 2010 Cuba Libre e Encontro das Águas.

Nenhum comentário: