sábado, 31 de março de 2012

Seleção de bolsistas para o Projeto "Diálogos em cabana de caboco"

Samba do Marujo Basílio em fevereiro de 2009 - Mansu Nangetu. Foto de Táta Kinamboji/ Projeto Azuelar.
Informamos que até o dia 10 de abril estão abertas as inscrições para o processo seletivo de escolha de bolsistas para o Projeto de Extensão "Diálogos em Cabana de Caboco – Intercâmbi​o acadêmico e cultural com o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu em Belém-PA", coordenado pelo Prof. João Simões da Faculdade de Ciências Sociais/ FACS-UFPA. Os interessados devem procurar o coordenador do projeto ou obter o edital de seleção na secretaria da FACS, mais informações pelo telefone 91-3201-8375.

Informações básicas

Requisitos para participação no processo seletivo:
Ser discente regularmente matriculado na UFPA nos cursos de graduação da grande área de filosofia, ciências humanas e sociais, ou de áreas afins, da Universidade Federal do Pará e estar cursando do 2º ao 8º semestre do seu Curso de Graduação em 2012. O candidato deverá dispor de 20h semanais para dedicação ao projeto, sendo obrigatório a disponibilidade para atuar no projeto nas sextas-feiras à noite (das 18 as 21h) e aos sábados à tarde (15 as 18h).
Período de inscrição: até 10 de abril de 2012. Nohorário de 09h às 12h e 14h às 17h, na secretaria da faculdade de ciências sociais.

Critérios de Seleção:
A seleção constará de 2 etapas: A primeira etapa constará de análise do Histórico Escolar,currículo, comprovante de matrícula, plano de trabalho, de acordo com osobjetivos propostos no projeto pretendido. A segunda etapa constará de uma entrevista com os estudantesaprovados na primeira etapa. A entrevista será realizada no dia 11/04/2012 apartir das 14:hrs.

Sobre o Azuelar
O Projeto “Diálogos em Cabana de Caboco – Intercâmbio acadêmico e cultural com o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu em Belém-PA” é uma proposta de intervenção colaborativa da universidade nas atividades do Projeto Azuelar - projeto do InstitutoNangetu que está em funcionamento regular desde dezembro de 2005. A intolerância religiosa é o foco das ações do ProjetoAzuelar, e por conseguinte também é o foco do Projeto Diálogos em Cabana deCaboco.

Informações importantes:
Metas:
1.Realizar parceria com o Projeto Azuelar/ Instituto Nangetu– Ponto de Mídia Livre para:
1.1 Fortalecer as atividades doCineclube Nangetu;
1.2 Contribuir com os programasda rádio-janela através do fomento de debates sobre temas de interesse eabordagem desses temas com o referencial teórico das ciências humanas;
1.3 Contribuir com o referencialteórico antropológico para as produções culturais desenvolvidas no terreiro;
1.4 Contribuir com textos para oblog do Instituto Nangetu.
2.Realizar ciclo de diálogos entre o conhecimentotradicional de terreiros e o conhecimento acadêmico, envolvendo lideranças decomunidades de terreiros e pesquisadores universitários;
3.Produzir arquivo de entrevistas e relatos de experiênciasde vida e outras fontes de pesquisa sobre os povos tradicionais de terreiros;
4.Publicar ensaios, resumos, artigos e relatórios com asistematização do projeto.

Metodologia:
O projeto Diálogos em Cabana de Caboco – Intercâmbioacadêmico e cultural com o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu em Belém-PA,adota a metodologia de transmissão de conhecimentos dos povos tradicionais deterreiros: o “fazer junto”, dividindo as responsabilidades e estabelecendoparcerias entre a universidade e a organização social.
A proposta é atuar como parceiros para fortalecer as açõesdesenvolvidas por um grupo social vulnerável que sofre com a intolerância àspráticas religiosas afro-amazônicas.
O projeto valoriza as ações protagonizadas pelo InstitutoNangetu e é dividido em duas frentes de trabalho:
A primeira é apoiar as atividades de mídia culturaldesenvolvidas pela comunidade do Mansu Nangetu através do Projeto Azuelar:
1. Participação nas reuniões do conselho editorial quedecidem sobre programação mensal de filmes e nas sessões regulares do“Cineclube Nangetu”. Nossa atuação é dialógica e visa colaborar na escolha detítulos das obras a exibir e intervir com o olhar acadêmico na discussão que ofilme vier a provocar; e
2. Colaborar nos programas mensais de duas horas de duraçãona Rádio-Janela Azuelar – participar dos programas como mediadores/debatedores/ provocadores, levando o conhecimento universitário pra os ouvintesdos debates propostos pela comunidade do Mansu Nangetu no programa experimentalde rádio que funciona na porta do terreiro;
A segunda é desenvolver ações que possam despertar acomunidade para possível ampliação das atividades do projeto por elesdesenvolvido.
1.      Realizar entrevistas (gravação de conversas emáudio e vídeo) com membros do terreiro de outras comunidades e recolher relatossobre as relações das pessoas da comunidade com a religiosidade afro-amazônicae os reflexos dessa religiosidade nas relações sociais, afetivas eprofissionais de cada um.
2.      Organizar esse material gravado para resultarem:
a) pequenas estórias de vidagravadas em áudio para veicular nos programas da rádio, em vídeo para produçõesde documentários audiovisuais, e em texto para o blog mantido pelo projeto, e
b) em fonte de informação para ospesquisadores da universidade; e
3.       Organizardois ciclos de debates (rodas de conversa), sendo um em cada semestre,colocando na "mesa" (ou na roda) uma liderança religiosa para debater(dialogar/conversar) com um pesquisador da academia sobre temas de interessecomum.

Nenhum comentário: