domingo, 11 de março de 2012

Saúde nos terreiros no dia da mulher.

Allessandro Montte conduziu a conversa sobre a saúde.

A saúde foi um dos temas abordados no evento “Mulheres de Axé, respeito e amor”, promovido pelo Instituto Nangetu no sábado, dia 10 de marçlo, em celebração ao dia internacional da mulher. A conversa foi conduzida por Alessandro Montte, do Movimento Popular de Saúde – MOPS-PE, que começou fazendo uma enquete com os presente, ele perguntou “o que é saúde?”.... e ficou até engraçado como foram surgindo tantas definições diferentes para a palavra saúde.
Depois do alvoroço que as respostas que ali apareceram foram causando, ele explicou que a saúde não se resume ao controle ou à prevenção de doenças, e que essa idéia de polarizar saúde e doença termina por desviar a atenção da população para outros fatores que se relacionam com o bem estar psicológico e social de cada um de nós em suas singularidades.
Com uma conversa cativante, ele fez todos os que estavam ali perceberem que pra nós podemos alcançar o 'estado ideal de saúde' é preciso que se construa um ambiente favorável, com um lugar agradável pra viver, com relações sociais que respeitam as diversidades de raça, credo, religião e de gênero, e mostrou exemplos de ações sociais onde a coletividade se uniu para a resolução de problemas comuns.
Por fim falou da necessidade do controle social para o perfeito funcionamento do sistema de saúde pública e deu orientações de como as comunidades podem acessar programas e contribuir com melhorias no atendimento de serviços em saúde.



Projeto Azuelar/ ponto de Mídia Livre - Fotos e textos colborativos.
Equipe de cobertura - Táta Kinamboji, Táta Kitauanje e Táta Kamlelmba

Nenhum comentário: