sábado, 11 de dezembro de 2010

Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental tem sua aula magna.

Na manhã do sábado, dia 4 de dezembro, aconteceu a aula magna do Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental e Médio.

Dr. Raimundo Jorge proferiu a aula magna.
Proferida pelo Dr. Raimundo Jorge, sociólogo e professor da UFPA, a aula magna contextualizou os mecanismos de exclusão dos povos africanos que vivem na diáspora, ao mesmo tempo que enalteceu as diversas formas de organização dos movimentos sociais e da resistência negra, e terminou falando que é dos movimentos sociais a responsabilidade pela implantação da Lei 10.639/2003, que altera a LDB e inclui o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos curriculos do ensino fundamental e médio. Por fim, disse que no Grupo de Estudos Afro-Amazônicos - GEAAM-UFPA - a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos é tão importante quanto a participação de representantes dos movimentos sociais negros amazônidas, pois para o GEAAM o conhecimento tem diversas formas de construção, e dentre elas estão as lutas sociais.

O professor Amilton Sá Barreto saudando os novos estudantes do curso.
Por entender a oferta deste curso de especialização como um mecanismo de inclusão respeitosa de conteúdos históricos, bem como da religiosidade afro-amazônica e da cultura afro-brasileira nas escolas, a comunidade do Mansu Nangetu parabeniza a UFPA por essa iniciativa, em especial aos professores Zélia Amador de Deus, Raimundo Jorge e Marilu Campelo, em quem a comunidade reconhece o esforço para a realização deste curso.
O auditório do ICA/UFPA no limite de lotação, recebeu os interessados em participar da aula magna.

Um comentário:

Glorinha disse...

Como posso participar desse curso online já que sou tutora presencial de Étnicorraciais no interior de SP.Gostaria de uma orientação no meu e-mail glorinhagcarvalho@hotmail.com Aguardo um retorno ansiosa.Agradecida.