quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rituais de Ano Novo - banhos e defumações.


















A comunidade do Mansu Nangetu preparou banhos e defumações para a chegada do novo ano com felicidade, prosperidade, saúde e amor.

As ervas utilizadas nos preparados de banhos e defumações foram coletadas na mata da comunidade da Irmandade dos Rosário, que fica na margem do igarapé do Pato Macho, em Ananindeua, e onde as duas comunidades desenvolvem o projeto "Magia de Jinsaba - sem folhas não tem ritual", um projeto de preservação ambiental e cultivo de plantas medicinais, aromáticas e de uso ritualístico.

Depois de coletadas na mata foram cuidadosamente selecionadas para a composição do "banho de descarrego", o "banho da felicidade", e o "banho da prosperidade", rituais da religiosidade afro-amazônica que Mametu Nangetu faz questão de preservar. Para ela, manter o ritual de preparação dos ambientes e do corpo para receber o ano novo atrai boas energias e contribui para que o ano que entra se transforme em um período de grandes realizações.

A partir desta segunda-feira, 27 de dezembro de 2010, o Mansu Nangetu recebe os membros da comunidade, amigos e demais interessados em particiopar dos rituais.


Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 91-32267599.

Ervas e sementes são coletadas nas matas para preparação dos banhos.

Nenhum comentário: