quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A dama do cine Shangai, dia 3/12 no Cineclube Nangetu.

A Dama do Cine Shanghai é um filme brasileiro de 1987, do gênero suspense, escrito e dirigido por Guilherme de Almeida Prado. Um dos grandes destaques do cinema brasileiro dos década de 1980, narra uma história noir, repleta de mistério, onde um corretor de imóveis entra em um cinema e conhece uma mulher muito parecida com a atriz principal do filme que está sendo exibido na tela.



SINOPSE

Numa noite de chuva, Lucas (Antonio Fagundes), um corretor de imóveis, entra num velho cinema no centro de São Paulo para assistir a um filme policial. Na sala escura, conhece Suzana (Maitê Porença), muito parecida com a atriz do filme que estão assistindo. A partir desse encontro aparentemente fortuito, o corretor passa a viver uma aventura de entrigas e suspense.

Suzana é uma mulher sedutora e misteriosa e o corretor se apaixona por ela. Mas Desdino (Paulo Villaça), o marido de Suzana, é uma incógnita, a primeira de muitas que irão aparecer no caminho de Lucas, e que impossibilitarão um relacionamento satisfatório com Suzana. Lucas é acusado injustamente de um assassinato e procura o autor do crime para se livrar da acusação. Só que as pistas o levam a Suzana e Desdino.

Tudo não passa de um jogo. Suzana é uma armadilha e sua beleza é uma isca para Lucas, que a cada desencontro entre os dois, aumenta mais a vontade de descobrir quem ela é na verdade. Lucas, agora "investigador", descobre que Suzana não tem ligação com o crime, só com o criminoso, e ela também acaba acreditando na inocência de Lucas, passando a ter um caso de amor em permanente perigo. Suzana ajuda Lucas a provar sua inocência. Tudo, entretanto, não é fácil, como acontece numa cena de cinema.

A cada passo que dá, Lucas vai se afundando ainda mais na embrulhada em que entrou. Tudo e todos são falsos. Não pode acreditar em todas pistas que tem, mas não há outra maneira de ter Suzana senão entrando no jogo de Desdino. Um labirinto que o levará para a morte, caso se perca no jogo que ele mesmo optou por entrar, mas que não previu suas regras.

Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje.
Tv. Pirajá, 1194 – Marco, Belém/PA. 91- 32267599.
Início de cada sessão- 18h. Ao final haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.
O Cineclube Nangetu é premiado no Edital Cine Pará Mais Cultura, e conta com a parceria do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Pará, Secretaria de Estado da Cultura, rede [aparelho]-: e Idade Mídia.
O Instituto Nangetu é Ponto de Mídia Livre/ 2009.

Nenhum comentário: