sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aniversário do Cineclube Nangetu.



Quinto Aniversário

CINECLUBE NANGETU

17 de dezembro – 18h


Mito e Metamorfose das Mães Nagô (Arte Sacra Negra II), de Juana Elbein dos Santos (1979) | 16 mm, p&b, 51 min, livre
Um mito cosmogônico da cultura nagô; o papel das mães ancestrais; penas e escamas: o corpo materno. Os objetos do ritual, vestes litúrgicas, cores, gestos, danças. A intangibilidade do sagrado. Os mitos femininos africanos vivos nas posturas sociais da mulher afro-brasileira.













A primeira experiência com projeção de filmes no Mansu Nangetu aconteceu em 2005. Arthur Leandro voltava a morar em Belém depois de uma longa temporada residindo em outras cidades, trouxe em sua bagagem dois rolos de filmes de 16mm que conseguiu quando comprou móveis para a mobília de sua residência temporária para cursar doutorado. Fez as compras de um ferro velho na periferia da cidade do Rio de Janeiro, os móveis eram de um leilão de alienação do Centro Técnico do Audiovisual/CTAV - MinC, e nas gavetas veio o brinde de duas películas: “Egungun” e “Mito e metamorfoses das mães nagô” (Iya-Mi-Agbá - Arte sacra negra II), ambos produzidos pela Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil – SECNEB, em parceria com o CTAV, e a descoberta dos “brindes” foi considerada uma benção.
O papel da mulher negra na sociedade brasileira é abordado no filme.
Em dezembro de 2005, quando já residia novamente na capital paraense, organizou um evento cultural para exibir essas relíquias audiovisuais para a comunidade afro religiosa da zona metropolitana de Belém, pediu um projetor emprestado para a Fundação Curro Velho – FCV, e com a colaboração do funcionário da instituição, Eduardo Kaliff, e com a divulgação feita na base do boca-a-boca projetou o filme nas paredes brancas do terreiro para um publico de seis pessoas. Quando do acender das luzes ao final do filme, um intenso debate espontâneo tomou conta dos presentes, com o mote da necessidade da comunidade afro religiosa ter acesso e poder conhecer a produção audiovisual brasileira que tem como assunto e argumento a cultura religiosa de matriz africana no Brasil.
Essa projeção em parceria com a FCV foi o embrião para o Cineclube Nangetu, foi a conversa depois do filme que despertou os membros do terreiro para a potência do cinema para colocar em questão assuntos relacionados com a cidadania afro brasileira, e no ano seguinte repetimos timidamente a mesma experiência com os dois filmes, pois sempre havia alguém cobrando de nós uma nova projeção, mas nem sempre o equipamento da Fundação estava disponível.
Mais ou menos no mesmo período que a atuação da rede [aparelho]-: ganha força pelas ruas da cidade, e da parceria que se formou entre as duas organizações o Cineclube pode ter acesso a mídias digitais e acervo de filmes disponíveis na internet e, com isso, manter maior regularidade em suas atividades.
E assim, entre parcerias solidárias e colaborações dos membros da comunidade do Mansu que o Cineclube Nangetu há cinco anos mantém a regularidade de sessões de cinema no terreiro, colocando em discussão problemas sociais e abordando temas difíceis para a sociedade brasileira como o racismo e a intolerância religiosa.
Ano após ano a ação foi ganhando força e cointribuiu para o reconhecimento do Instituto Nangetu como Ponto de Mídia Livre (em 2009) pelo MinC, e também para a premiação através do Edital Cine Pará Mais Cultura, parceria do MinC com a SECULT-PA. Além das instituições governamentais que concederam premiações para a iniciativa, a comunidade negra e afro-religiosa reconheceu a importância do trabalho e destracou a equipe do Projeto Azuelar e do Cineclube Nangetu com Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados para a comunicação, cultura e educação da população de terreiros, concedida pela organização dos festejos do centenário da Umbanda na Fundação Curro Velho em 2008; e o troféu ItaZumbi durante dois anos consecutivos: 2009-10, que é um prêmio de destaque do ano como resistência da cultura e da religiosidade negra amazônica, concedida pela Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Axé Iyá Omi Ofá Kare – AFAIA.
E para comemorar este feito, Mametu Nangetu sugeriu ao conselho editorial que relembrasse a primeira experiência com cinema no terreiro, e assim vamos exibir novamente o filme “Mito e Metamorfose das Mães Nagô” (Arte Sacra Negra II), de Juana Elbein dos Santos, e convidamos todos os amigos e interessados a compartilhar desta sessão conosco.
Após a axibição haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu e coquetel em comemoração ao aniversário do Cineclube.
Cena do primeiro filme exibido no Cineclube Nangetu.


Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje.
Tv. Pirajá, 1194 – Marco, Belém/PA. 91- 32267599.
Início de cada sessão- 18h. Ao final haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.
O Cineclube Nangetu é premiado no Edital Cine Pará Mais Cultura, e conta com a parceria do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Pará, Secretaria de Estado da Cultura, rede [aparelho]-: e Idade Mídia.
O Instituto Nangetu é Ponto de Mídia Livre/ 2009.

2 comentários:

Ya Maré disse...

vida longa ao cineclube nangetu!
tata, conseguiram digitalizar os filmes?

ngunzo!

Projetos Nangetu disse...

Conseguimos versão digitalizada na rede de pirataria.... veio com titulos e capas trocadas, mas o conteúdo é o mesmo.
bjs