sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Táta Kinamboji debate a imagem de Exu no filme Besouro.

A sessão foi no Cineclube Insular, na Escola Bosque em Outeiro.

A rede solidária que se criou entre cineclubes paraenses tem proporcionado trocas de conteúdos e incentivos cineclubistas.
Foi aceitando um desses convites que Táta Kinamboji foi debater o filme Besouro no Cineclube Belém Insular. A proposta veio de Kid Quaresma, coordenador do cineclube, depois que a programação de debates em comemoração ao dia da Consciência Negra que os professores da escola haviam programado foi cancelada pela direção da escola.
Kid inistiu em marcar a passagem da data e realizou sessões com filmes escolhidos especialmente para a ocasião, e convidou o coordenador do Projeto Azuelar para participar dos debates e falar de sua experiência com cinema para a construção da conciência negra dentro do terreiro, e em particular sobre a imagem de Exu no filme Besouro.
A conversa com os estudantes se estendeu bastante, e só terminou no limite de horário de funcionamento da escola. A platéia se declarou, em sua maioria, cristã, e quis saber coisas do tipo se Exu era realmente do mal e qual seria a verdade de Exu. Kinamboji conduziu a conversa falando da religiosidade afro-amazônica e das diferenças de concepção de mundo das matrizes africanas para as religões cristãs. Sobre a questão de bem e mal, usou um exemplo comum entre os estudantes: falou das orações dos estudantes cristão pedindo a Jesus para que passassem no vestibular, e perguntou se no caso de serem atendidos Jesus seria bom... Diante da resposta afirmativa, perguntou de novo se ele permaneceria bom para os que não fossem atendidos, e perguntou se para esses o filho do Deus cristão não seria tão mal quanto a visão que eles tinham do Deus africano...
Nesse momento o debate esquentou e várias explicações religiosas, como a 'o merecimento' individual, foram externadas, e, então, Kinamboji aproveitou para refletir sobre a importância do ponto de vista para esse julgamento entre bem e mal.
O assunto não foi esgotado nessa única sessão, e como forma de continuar o debate, ficou acordado entre o debatedor,, a platéia e a coordenação do cineclube, que no início do ano letivo de 2011 o assunto será retomado em sessões comemorativas ao dia 18 de março, que em Belém e no Pará é dedicado à memória de Mãe Doca, é o dia da Umbanda e das Religiões Afro-amazônicas.
A programação do 18 de março deve acontecer com apoio do Conselho Municipal de Negras e de Negros para a articulação com a Secretaria Municipal de Educação, do Cineclube Nangetu na escolha de filmes, e de outras organizações Afro-religiosas para fomentar o debate।

fotos: Kid Quaresma.

Nenhum comentário: