quinta-feira, 21 de julho de 2011

24 de julho – Projeto Azuelar no 32° ENECOM.


Neste domingo, 24 de julho, o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu receberá um Núcleo Vivencial do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação. Este ano, o ENECOM será em Belém (PA) e terá sede na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus do Guamá em Belém, que reunirá estudantes do Brasil inteiro para disccutir o tema “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”, proposto para para aproximar o diálogo dos futuros jornalistas com outros Movimentos Sociais para juntos debater uma nova perspectiva de comunicação social baseada na democracia, cidadania e responsabilidade pública e social.
Como parte dessa programação que aproxima a formação universitária em comunicação social com a prática de comunicação comunitária, neste domingo haverá programação das 9 às 17h dentro do Instituto Nangetu. Essa vivência conta com 20 participantes do encontro e a equipe do Projeto Azuelar, e a metodologia prima pela tradição do Mansu, e tudo acontecerá em 'rodas de fazer junto', onde os membros do terreiro vão propor atividades para serem executadas em colaboração mútua .

Programação:
9h Acolhimento – recepção dos estudantes com “banho de cheiro da felicidade” e a simpatia do terreiro.
9:30 - Roda de conversa – As comunidades tradicionais de terreiros e a “grande mídia”, casos de conflito e de preconceito com a diversidade cultural e análise da construção da imagem pública das populações de terreiro.
11h – Roda de conversa - Apresentação e discussão das diretrizes e das atividades do Projeto Azuelar.
12:30 – Almoço
14h – Roda de fazer junto – Projeto Rádio-janela, programa “O som da gente”. Proposta: Uma rádio aberta em circuito fechado - um programa onde a conversa com os estudantes sobre a comunicação comunitária em terreiros seja veiculada no Programa “O som da gente”/// Registros dessa atividade em tecnologia do possível (vídeos de celular)/// Atuação em rede, ou: estratégias de circulação abrangente das informações e dos conhecimentos produzidos no terreiro via internet – blog e grupos de discussão virtual.
15:30 – Roda de fazer junto – Cineclube Nangetu, filme “Nangetu”, direção: Alcyr Morison. 24 min. Brasil, 2006. Sinopse: O cotidiano da preparação de uma festa ritualística é usado para construir diálogos que narram a trajetória religiosa de Mam'etu Nangetu. Proposta: montagem e desmontagem conjunta do cineclube/// Discussão sobre a importância do protagonismo das comunidades de terreiro na produção de audiovisuais sobre as próprias comunidades.
16:45 – Ritual de encerramento e confraternização.

PROJETO AZUELAR é um conjunto de ações de comunicação social experimental e comunitária. As produções de comunicação social acontecem em sistema de colaboração e parceria, principalmente com a rede [aparelho]-:. Utilizamos um sistema sonoro de comunicacao com transmissão de conteúdos via sistema de som na porta do terreiro – funciona com microfone aberto, e assim promove a interatividade tanto com os membros do terreiro como com a vizinhança que, quando sente a necessidade, faz uso do microfone pra debater os assuntos veiculados. A experiência de produção de vinhetas de áudios da parceria do Projeto Azuelar com a rede [aparelho]-: teve tanta repercussão entre os movimentos sociais e culturais da zona metropolitana de Belém, e se expandiu para produção de material a partir de depoimentos de Mestres das Culturas Populares no Fórum Permanente das Culturas Paraenses e para a divulgacao e mobilização da II Conferencia de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Pará e das comemorações do Centenário da Umbanda. No cineclube apresentamos prioritariamente os filmes que tratam da temática afro-brasileira, pois nos interessa a produção cinematográfica que contextualiza a afro-descendencia na sociedade brasileira, nos interessa a ética e a estética.

Reconhecimento público:
Troféu ItaZumbi de destaque no ano de 2010/ AFAIA.
Prêmio Edital Cine Mais Cultura Pará/ SECULT-PA e MinC, 2009.
Prêmio de Mídia Livre do Ministério da Cultura – MinC, 2009. Pelo Projeto Azuelar.
Troféu ItaZumbi de destaque no ano de 2009/ AFAIA.
Prêmio Maestro Adelermo Mattos de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura do Pará – SECULT/PA, 2008.
Honra ao Mérito concedido pela organização das comemorações do centenário da Umbanda em Belém, 2008.

Alguns exemplos dos impactos do Projeto Azuelar:

1. Inserção de noticias de comunidades de terreiros em veículos da grande mídia – Canal Futura, Conexão Futura de 18/03/2011, Entrada 3. O 18 de março é o dia estadual e municipal da Umbanda e das Religiões Afro-brasilerias.


2. Cobertura fotográfica das lutas sociais dos povos de terreiro.

3. Manutenção de informações atualizadas no blog.

4. Divulgação de rituais.

Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje. Ao final de cada sessão haverá roda de conversa com os participantes.
O Cineclube faz parte da Rede de Cineclubes em Terreiros da zona metropolitana de Belém que é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema.

Nenhum comentário: