domingo, 17 de julho de 2011

22 de julho, 19h - Cineclube Nangetu exibe "O ajuntador de cacos", de Paulo Miranda.



Filmado no Marajó, o documentário que será exibido na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, no Cineclube Nangetu, foca a vida do Padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó.
Abaixo, texto de Gil Sóter, do site Guiart sobre o lançamento do documentário.
Em 1973, desembarcava na exótica e isolada ilha do Marajó, no extremo norte do país, o italiano jesuíta Giovanni Gallo, uma das personalidades mais importantes da recente história paraense. Museólogo e fotógrafo, Gallo foi um visionário empenhado em preservar a paradoxal cultura marajoara, desvendada pelo olhar estrangeiro do religioso, que viveu em meio aos vaqueiros e moradores do arquipélago até a década de 1980, experiência que culminou, entre outras dezenas de obras, na criação do Museu do Marajó, dedicado a estudos sobre os povos do local, da cerâmica indígena milenar, e da biodiversidade da ilha, registrados em um importante acervo fotográfico.
'O Ajuntador de Cacos' remonta a história de Giovanni Gallo“No nosso museu, o homem marajoara é a maior fonte de informação e ao mesmo tempo, o maior beneficiado. O museu nasce da comunidade, cresce com a comunidade e volta à comunidade. Por isso aceitamos o desafio de escolher um lugar carente de infra-estruturas essenciais: assumimos o compromisso de promover estas infra-estruturas, provocando o desenvolvimento do homem através da cultura”, defendia Gallo.
A intensa trajetória de Gallo ao longo de mais de três décadas no Pará é o tema do documentário “O Ajuntador de Cacos”, do diretor Paulo Miranda. O filme, com lançamento agendado para o próximo dia 14 de junho, no IAP, foi realizado com incentivo do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, contou com o patrocínio da Eletrobrás e apoio do Museu do Marajó.
Para a produção do documentário a Lux Amazônia Filmes realizou quatro expedições ao Marajó, para o registro de paisagens, ambientes e os personagens principais do que o próprio Giovanni Gallo definiu como “a fase mais marcante de sua vida”. O documentário de 56 minutos de duração se ocupa em registrar parte do legado de Gallo, que se empenhou em desenvolver ações culturais e também obras de infra-estrutura na região do Marajó.
'O Ajuntador de Cacos' remonta a história de Giovanni GalloO estudioso capitaneou projetos como a construção de um trapiche comunitário, para as variações de maré e de estação; a pista de pouso para aviões, além da construção de estivas e de um centro comunitário onde eram oferecidos cursos de artesanato para a comunidade, que servia também de escola e jardim de infância. “Gallo é dono de um legado e uma biografia pouco conhecida, e que deve ser valorizada”, defende Paulo Miranda.
Ficha técnica:“O Ajuntador de Cacos”Doc, 56 min, Marajó, 2010, direção: Paulo Miranda. Produção: Lux Amazônia Filmes


Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje.
Tv. Pirajá, 1194 – Marco da légua, Belém/PA. 91- 32267599.
Início de cada sessão- 19h. Ao final haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.
O Cineclube Nangetu é premiado no Edital Cine Pará Mais Cultura, e conta com a parceria do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Pará, Secretaria de Estado da Cultura, PARACINE, rede [aparelho]-: e Idade Mídia.
O Instituto Nangetu é Ponto de Mídia Livre/ 2009.

Nenhum comentário: