Mãe Nalva recebeu Táta Kinamboji em uma agradável roda de conversa no quintal. |
Mãe Nalva explicou como funciona o cineclube na sua comunidade. |
Arthur Leandro (Táta Kinamboji), que é o coordenador do projeto azuelar e diretor regional norte do CNC – Conselho Nancional de Cineclubes, além de coordenar o Grupo de Trabalho de Cineclubes em Comunidades Tradicionais de Terreiros da PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes está cumprindo extensa agenda de rodas de conversas em comunidades de terreiros, a proposta é fortalecer principalmente as atividades cineclubistas em comunidades tradicionais de terreiros, mas também incentivar a criação de mídias comuniárias e a circulação virtual de informações dos terreiros.
As mais recentes rodas de conversa aconteceram na ACIYOMI, comunidade liderada por Mãe Nalva d'Oxum, que vem fazendo sessões que atendem as crianças do entorno do seu terreiro no bairro da Terra Firme, e na ACAOÃ, comunidade liderada por Babá Tayando, onde aconteceu uma 'roda de fazer junto' de orientações para a manutenção e alimentação de informações no blog daquela comunidade.
As rodas de conversa e as rodas de fazer junto não são cursos formais, são trocas de experiências em conversas e atividades conjuntas amistosas onde é possível compartilhar os saberes e as formas diferenciadas de promover a cidadania, a saúde e as culturas dos terreiros.
A secretaria estadual de comunicação da ACAOÃ e o coordenador do Projeto Azuelar trocaram experiências em comunicação. |
Desses encontros ficou alinhavada uma agenda de parcerias para sessões nos cineclubes das três comunidades, além da declaração de parcerias para o fortalecimento dos projetos de comunicação social comunitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário