terça-feira, 29 de março de 2011

Mansu Nangetu se faz presente na caminhada "Fé e resistência"

Mametu Nangetu e demas lideranças de terreiros na abertura da caminhada.


A comunidade do Mansu Nangetu se fêz maciçamente presente na "Caminhada fé e resistência e pela liberdade religiosa", promovida pelo Fórum dos Umbandistas e Afro-religiososdo Pará por proposição e organização das comunidades tradicionais de terreiros junto com o INTECAB-PA.
Mametu Nangetu atribui a grande participação dos membros da comunidade ao trabalho de formação política e de defesa da cidadania e dos direitos humanos desenvolvido pelo Instituto Nangetu, para ela as constantes rodas de conversa sobre o direito a consciência religiosa, sobre questões femininas, sobre a terceira idade, sobre o contexto da população negra brasileira e sobre os temas expressos nos enredos dos filmes nas sessões de cineclube, preparou a comunidade para o debate político e contribiu para a consciência de que a participação política é o caminho para que as mudanças sociais se concretizem.
Ela conta, ainda, que a comunidade se preparou para a caminhada como se prepara para rituais: que escolheram vestimentas especiais e verificaram todos os acessórios que seriam usados, desde as contas de identificação de Nação e divindades, até os brincos e pulseiras que melhor se adequavam ao momento.
Para a grande maioria foi a primeira participação em manifestações públicas, Kota Mazakalanje disse que se sentiu feliz de ver um número significativo de afro-religiosos na caminhada, e mais ainda por estar acompanhada de seus irmãos. Tatetu Kalasambi se impressionou com a receptividade da população, e declarou que esperava algumas reações de reprovação ao ato.
Na roda de conversa que ocorreu nesta segunda-feira, foi consenso a avaliação da comunidade de que precisamos criar situações permanentes que deem visibilidade social para as populações de terreiros afro-amazônicos.
Veja mais fotos clicando aqui
Ndumbe Felipe, Mametu Deumbanda e Tatetu Kalasambe
Táta Congoande com Mametu Nangetu e Mametu Muagilê.

Muzenza Sitalumbanda e seu filho participaram da caminhada

Ekedy Rita com seu filho de colo, Mãe Nalva de Oxum e Iyá Nere, lideranças femininas presentes na manifestação.


Parte da família Nangetu se prepara para a caminhada


Muzenza Ngangamuxi com sua família.
A animação foi a tônica da caminhada.

Maysa Almeida, da SEJUDH, prestigiou os afro-religiosos.






Nenhum comentário: