quinta-feira, 17 de março de 2011

Caminhada de Afro-religiosos no Conjunto Maguary



Dia 13 de março (domingo) - às 14h - CAMINHADA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES - "IYÁ YONU", MULHERES TRANSPORTADORAS DE AXÉ. Local: Rod. Augusto Montenegro Km 10, Conj. Jardim Maguary, Rua Principal esquina da Al. 04, caminhada ate´a sede da AFAIA na Alameda 24, casa 86. Proponente: Associação dos Filhos e Amigos do Ilê Iyá Omi Asé Ofá Karé - AFAIA.


Uma caminhada animada ao som do Afoxé Italemi Sinavuru transformou a rua principal do Conj. Jardim Maguary, em Icoaraci, numa passarela de luta por cidadania e pela diversaidade religiosa.
O cortejo atravessou o conjunto e foi uma homenagem para as mulheres, pela passagem do dia internacional da mulher, e para Mãe Doca, pela passagem do dia da Umbanda e dos Afro-religiosos no dia 18 de março, e foram as mulheres que abriram o cortejo com o ritual do Ipadê, momento em que pediram a Exu que a caminhada tivesse êxito e se realizasse na paz.

Cantigas de afoxé se misturaram a cantos religiosos na animação dos participanetes da caminhada, e entre eles fervorosas manifestações das lideranças afro-rel;igiosas clamavam pela garantia dos diretos humanos e pelo direito constitucional de liberdade de culto religioso.

A caminhada é uma realização do Fórum dos Umbandistas e Afro-religiosos do Estado do Pará, e contou com a presença de lideranças de Comunidades Tradicionais de Terreiros dos bairros de Icoaraci, Outeiro, Sacramenta. Cidade Nova, Cidade Velha, Pedreira e do Marco.


Nenhum comentário: