sábado, 30 de abril de 2016

Alguidás de papel e de folhas, para oferendas.

Estudantes de escolas públicas também ouviram a experiência da comunidade.
Na quinta-feira, dia 28 de abril, como parte das ações educativas do Projeto Nós de Aruanda, artistas de terreiro, a comunidade do Mansu Nangetu, realizou uma de Oficina Alguidás e outras vasilhas biodegradáveis, com troca de saberes de manejo ambiental tradicional de matriz Bantu.
A condução dos trabalhos foi de Táta Kinamboji, com o auxílio de Weverton Ruan e Samiliy Maria, e começou com uma explicação sobre as práticas tradicionais do Mansu Nangetu. KJinanboji falou que para os Bantu, cada um de nós é responsável por si, pela comunidade e pelo mundo em que vivemos, e que a responsabilidade pelos seus atos reflete na relação saudável dos humanos com o meio ambiente. Contou das ações da comunidade no manejo da mata da CEASA, dizendo que a comunidade te  a preocupação de periodicamente fazer a limpeza dos locais de culto, e que sistematicamente recolhe resíduos sólidos nessa área, como forma de promover o ambiente saudável.
Ele ressaltou que a urbanização de Belém despreza as áreas de mata e de beiras de igarapés, e esse entendimento equivocado faz com que pneus, plásticos e outros resíduos sejam despejados pela população nessas  áreas. Táta ainda ressaltou que a preocupação e o cuidado é também com a saúde e o controle de doenças endêmicas, e que um  ambiente saudável contribui pra um povo saudável.
O Mansu Nangetu também se preocupa com a extração indiscriminada em minas de argila, e por isso, também começou a experimentar a construção de vasilhas biodegradáveis, promovendo a construção de recipientes com reciclagem de papelão e jornais, desde barquinhas de oferendas nas águas, até alguidás de papel e de folhas, que são usados em oferendas, passando, então, para a construção dos objetos.








10 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde ,sou conselheiro dos povos de terreiro no meu município e incentivador do uso deste tipo de material. Gostaria de saber que tipo de cola é usado para fixar as folhas. Pretendo divulgar esse método e gostaria de saber para eu testar antes de divulgar.

Unknown disse...

usamos goma de tapioca, também conhecido como fécula de mandioca.

Jonatas Gunfaremim disse...

Boa tarde! Achei a ideia fantástica e peço licença para divulgar em meu site. Precisamos muito desse tipo de iniciativa, parabéns!

Unknown disse...

Maravilhosa iniciativa. Parabéns. Vou tentar fazer. A natureza agradece.

hidomar disse...

Idéia maravilhosa, preservar a natureza deve ser um das nossas práticas...

Willy Thirry Winner disse...

Parabéns !!!
Vamos divulgar para que todos alcancem essa naravilhosa ideia.
Viva a natureza !!!.
Axé a todos !!!

Rosana disse...

Maravilhosa idéia. Podem fazer um vídeo mostrando passo a passo ��

Rsimas disse...

bom dia! Excelente, parabéns ! Sugiro fazer u video..

carine fernandes disse...

Olá, vc teria o passo a passo de como fazer? Ficaria feliz em poder multiplicar essa ideia.

Unknown disse...

Amei a ideia. Vou aderir.