domingo, 15 de agosto de 2010

Comunidade do Mansu Nangetu vai a festa de Dona Herondina.

Comunidade do Mansu Nangetu prestigia Festa de Dona Herondina.
A comunidade do Mansu Nangetu prestigiou a festa de aniversário de Dona Herondina 'na cabeça' de Babá Urubitawa, o Pai Orlando Bassu. A festa aconteceu no Abassa Afro-brasileiro de Lego Xapanan, e para Mametu Nangetu o importante é apresentar a diversidade de matrizes afro-amazônicas aos membros do Mansu Nangetu, para que reconheçam e respeitem tanto aquilo que nos identifica, quanto o que nos diferencia na diversidade das matrizes afro-amazônicas. 
O ritual de Tambor de Mina foi novidade para a Mametu Kutemoji, ela disse que o que mais lhe chamou a atenção foi os grupos que se diferenciavam pelas cores das roupas, e acrescentou que gostou muito do ritual e que em determinados momentos comparou os 'cabocos' do Abassá de Lego Xapanan com os da nossa comunidade.
Dona Herondina recebe Mametu Nangetu em sua festa.
Mametu Nangetu ressaltou a importância das relações de afeto e respeito entre as diferentes Comuniddaes Tradicionais de Terreiro, e que desses contatos podemos estreitar laços que são importantes para o desenvolvimento do sacerdócio e para aa mobilizações para atuação política da população de terreiros.

Fonte: Projeto Azuelar, texto de Táta Kinamboji, Fotos de Táta Kinamboji, Kota Mazakalanje e Táta Kasuleká.



Nenhum comentário: