sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fórum Permanente das Culturas do Pará se reúne pra debater "Custo Amazônico".

O Fórum Permanente das Culturas do Pará reuniu delegados de seis das doze setoriais de cultura que o estado do Pará elegeu para os fóruns nacionais setoriais de cultura. A reunião aconteceu no auditório da representação regional norte do MinC em Belém e teve como pauta principal a defesa do “Custo amazônico” em cada um dos fóruns setoriais.

A plenária com os delegados decidiu pela organização de um seminário com os delegados paraenses das doze setoriais de cultura, onde cada setorial vai apresentar estratégias para inserir o custo Amazônico nas metas prioritárias de cada setorial. Esse seminário ficou agendado para o dia 4 de dezembro as 16h, a se realizará também no auditório da Representação Regional Norte do MinC – Av. Gov. José Malcher, 344, esquina da Tv. Benjamim Constant.
Mas para inicio de conversa, foi feita a avaliação de todo o processo que resultou na eleição dos delegados, e foi unanimidade o entendimento de que a forma que o ministério escolheu para eleger os delegados prejudicou a participação da grand maioria dos produtores de arte e cultura e excluiu principalmente os que tem dificuldade com as ferramentas de computador e os que tem dificuldade de acesso à internet.

Outra questão que ficou evidente foi o desconhecimento que a grande maioria dos que não se candidataram tem em relação aos atributos da representação, muitos dos que participaram da conversa pela primeira vez acreditam que as propostas que estamos discutindo serão colocadas em prática a partir da semana que vem, ou num prazo até mais curto. Para explicar o processo da participação social nas decisões da gestão pública, os coordenadores do fórum fizeram um histórico dos diálogos entre governo e sociedade e pontuaram os ganhos que a sociedade vem conquistando na gestão cultural desde o Tempo de Gilberto Gil como ministro da cultura.


Nenhum comentário: