sábado, 2 de fevereiro de 2013

SEPPIR promoveu Oficina de Formação Sobre o Sistema de Convênios.

Dias 28 e 29 de janeiro de 2013 aconteceu a oficina de formação sobre o sistema de convêios do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o SINCOV.   A  oficina foi promovida pela SEPPIR  nas dependências do Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio/ CET-CNTC.
A SOLAR ministrou a formação e o fez em duas etapas, a primeira foi de elaboração, gestão e acompanhamento de projetos, e nessa fase o instrutor da apresentou a estrutura para elaboração de projetos, explicando o significado de cada um dos ítens e explicando como funciona a avaliação das propostas. Em seguida os participantes se dividiram em grupo e apresentaram um esboço de proposta a partir de um contexto social pré-definido.

A segunda etapa da formação foi um tutorial para cadastramento de projetos no SINCOV, e a instrutora apresentou slides com fac-simile das telas com as etapas de cadastramento on-line, explicando passo-a-passo como devemos proceder em cada um desses passos de cadastramento.

Táta Kinamboji e Mãe Nalva d'Oxum, que participaram da oficina, consideraram o processo de cadastramento no SINCOV muito complicado. Kinamboji comentou que o sistema poderia ser pensado para ser acessível, disse que a complexidade do sistema é o primeiro passo para a exclusão. A solução proposta por eles foi um acordo de reunir as organizações dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas da zona metropolitana de Belém em uma "força tarefa" para unir todos os membros de comunidades de terreiros capacitados para enfrentar o sistema, e tentar vencer a burocracia de cadastramento em projetos conjuntos que envolvam várias comunidades nas atividades propostas.


Serviço:
O SINCOV oferece um tutorial online, para conhecer clique aqui
A oficina foi ministrada por profissionais da SOLAR Consultoria.

Nenhum comentário: