segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Terceiro Ato de Combate à Intolerância Religiosa. Dia 22 de janeiro de 2012 na Praça da República.

Originalmente publicado aqui.





No mês dos 396 anos de aniversário da cidade de Belém, o Comitê Inter-Religioso do Estado do Pará promoverá o terceiro Ato de Combate à Intolerância religiosa.  Este evento na cidade marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (*).
A ação faz parte do calendário nacional de lutas e será realizada no dia 22 de janeiro (domingo), de 9h às 11:30h, no Anfiteatro da Praça da República que contará com a presença dos mais diversos segmentos étnicos e religiosos.  
A programação para o dia 22 de janeiro tem início com:
- Uma concentração ao lado da Rua da Paz com a Assis de Vasconcelos, em seguida cortejo público no entorno da praça com panfletagem, música, etc.,
- Cortejo: “Ato de Combate à Intolerância Religiosa” com chegada ao Anfiteatro
- Reverência ao Centro Sagrado com símbolos das diversas religiões.
- Abertura oficial – representante da Coordenação do Comitê Inter-religioso
- Poemas, Falas e canções com representantes das diversas religiões.
A afirmação de unidade religiosa será materializada ao termino do evento com a canção pela Paz e todos estão convidados a viver ato e somar ao final um grande abraço fraterno o compromisso e fortalecimento do Comitê Inter-religioso frente à intolerância religiosa e injustiças sociais.
(*) O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei Federal 11.065/07 para lembrar a data de morte da iyalorixá (sacerdotisa do candomblé) Gilda do Ogun, em 2000. Mãe Gilda foi acometida por um enfarto fulminante ao ver sua foto estampada na capa da Folha Universal com o título de “Macumbeiros charlatões enganam fiéis”. A IURD foi condenada em última instância a indenizar os herdeiros da sacerdotisa.

Nenhum comentário: