terça-feira, 31 de agosto de 2010
“QUEM É DE AXÉ DIZ QUE É”
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
terça-feira, 17 de agosto de 2010
KIZOMBA RIA PAMBU NJILA "NEGRITA" 2010

A presença de todos é muito importante, participe!
Endereço: Trevessa Pirajá nº1194 - Marco - Belém do Pará - Brasil
email: nangetu@bol.com.br
Fone:91/3226-7599 / 8806-7351
Cineclube Nangetu exibe "A lira do delírio"




A lira do delírio
Duração: 105 min e 0 seg.
Ano: 1978
Direção: Walter Lima Júnior.
Classificação 16 anos
Em duas sessões:
dia 20 de agosto, sexta-feira, as 21h (interno, apenas para membros da comunidade)
e dia 23 de agosto,segunda-feira, as 19h. (aberta a todo o público)A condução da roda de conversa na sessão de segunda-feira é de Francisco Weyl, presidente da ParaCine.
Cineclube Nangetu
Tv. Pirajá, 1194 - Marco da légua, Belém/PA. Fone 91-32267599.
Coordenação: Kota Mazakalanje
Camisas da Kizomba ria Pambu Njila Negrita
Ensaios de danças afro-religiosas de matriz Angola.
A comunidade do mansu Nangetu se reúne periodicamente para ensaiar as danças dos Jinkisses. Nessas rodas de aprendizado, os mais velhos e experientes repassam aos mais novos o significado do que é cantando e os movimentos corporais correspondentes a história cantada.
Para a comunidade do Mansu Nangetu os ensaios também são uma oportunidade de encontro e troca de informações, e tudo com muita alegria e descontração.
Ensaio danças afro-religiosas de matriz Angola |
Mansu Nangetu se prepara para a Kizomba ria Pambu Njila Negrita.
Esta é daquelas festas que todo mundo quer ajudar. Nos dias que antecedem a Kizomba da Negrita a comunidade do Mansu Nangetu está todos os dias presente e atenta a todos os detalhes de preparação da casa.
Uma minuciosa faxina estea em andamento, e todo o terreiro recebe uma nova 'mão' de cal, aliás, recebe diversas mãos coloborativas...
para ver mais fotos, clique na imagem abaixo ![]() |
domingo, 15 de agosto de 2010
Comunidade do Mansu Nangetu vai a festa de Dona Herondina.
Comunidade do Mansu Nangetu prestigia Festa de Dona Herondina. |
Projeto Azuelar inaugura seu espaço.
Táta Kinambioji aguarda ansioso a conclusão das obras, ele diz ser primordial para o andamento do projeto ter um espaço para desenvolver trabalhos e guardar o material utilizado nas atividades.
O Projeto Azuelar faz comunicação social e experimental pro Mansu Nangetu, Comunidades Tradicionais de Terreiros e organizações sociais parceiras, e foi premiado pelo MinC através do Edital de Pontos de Mídia Livre em 2009..
sábado, 14 de agosto de 2010
Sessão infantil no Cineclube Nangetu, domingo - 15 de agosto de 2010, 17h.
Relação de filmes:
A Traça Teca
Diego Doimo , SP, 2002Albertinho
Núcleo Animazul , ES, 2006CAQUINHAS
Cesar Cabral , SP, 2005Cuidando, dá linha
Wilson Lazaretti , SP, 1997Minhocas
Paolo Conti , SC, 2005Mitos Do Mundo: Por Que O Canguru Salta Em Duas Patas
Andrés Lieban , RJ, 2004Para Chegar Até a Lua
José Guilhermo Hiertz , SP, 2005Tem Um Dragão No Meu Baú
Rosaria , RJ, 2005
A sessão infantil do Cineclube Nangetu acontece no domingo, 15 de agosto, iniciando as 17h.
Endereço: Tv. Pirajá, 1194 – Marco da légua, Belém/PA. Fone: 91-32267599
Comunidades de Terreiros de Belém falam para a Fundação Ford.
Mametu Nangetu, e outros sacerdotes, acamopanha Babá Tayando em seu relato. |
Cerca de 55 representantes de movimentos sociais participam do projeto de cartografia. |
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Campanha para o CENSO 2010: “Quem é de Axé, diz que é”.
Uma roda de conversas no Mansu Nangetu reuniu 13 representantes de várias comunidades tradicionais de terreiros para traçar estratégias para lançar, no Estado do Pará, a campanha para o CENSO 2010: “Quem é de Axé, diz que é”.
2. Horário: 17 hs
3. Local: Auditório da OAB
4. Publico Alvo: comunidade-terreiros
5. Programação:
Saudação das Nações – Homenagem a Oxalá
Mesa de abertura -
Relato Experiências das Comunidade-terreiros de suas ações
- O que as comunidades podem apresentar ou fazer.
Instituto Nanjetu: cartaz e video
Aciyomi:
Afaia:
Aaro:
E outras associações
- Mandar uma foto 3x4 para e-mail: afaia@afaia.org.br para o cartaz.
- Chamar outras comunidade-terreiros para participar, os mineiros e os umbandistas.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Roda de conversa para planejar kizomba.
Comunidade se reúne para planejar Kizomba |
Mametu Nangetu expõe a programação do Mansu. |
Por fim foram definidos grupos de trabalho, e o calendário de tarefas da preparação do terreiro para o ritual.
Também se avaliou as atividades do Cineclube Nangetu, foi proposto um outro dia da semana para exibir os filmes, o que foi imediatamente negado pela comunidade, que decidiu manter o cineclube na segunda-feira por ser o dia em que a maioria está presente no terreiro.
Uma sessão especial do Cineclube foi agendada para a noite de sexta-feira, 20 de agosto, aproveitando também a presença da comunidade no Mansu, a proposta é exibir um filme de ficção.
Cineclube exibiu a segunda parte de "O fio da memória".
Comunidade do Mansu Nangetu paartcipa do cineclube. |
Daniel de Nkosi conta como a religião é tratada em sua escola. |
A manifestação racista da Guarda Municipal de Belém na abordagem dos membros do Mansu Nangetu quando em ritual no espaço Ver-o-rio também esteve presente no debate.
OAB-PA promete agir com rigor contra Racismo Institucional.
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará prometeu agir como muito rigor para defender os religiosos do Grupo Afro Mansu Nangetu. Eles foram vítimas do preconceito quando realizavam um ritual religioso na noite da última quarta-feira, dia 21 de julho, no Projeto Ver-o-Rio e foram abordados por um guarda-municipal que tentou impedir a continuação do ritual, pois os religiosos estariam poluindo o rio com as oferendas.
A Ordem tomou conhecimento do fato hoje (26) através do religioso, Sacerdote do Terreiro Mansu Nangetu - Arthur Leandro. Recebido pelo Conselheiro e ouvidor geral da OAB-PA - Oswaldo Coelho, pelo presidente em exercício da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e Etnia - Jaime Santos, sacerdote contou detalhes do ocorrido justamente em um espaço público e reservado pelo Município para a livre realização de cultos afro-brasileiros.
O Estatuto da Igualdade Racial garante a liberdade de consciência e de crença e o livre exercício dos cultos religiosos. “A atitude do guarda foi um atentado contra esse direito”, afirmou o presidente da comissão de Defesa da Igualdade Racial e Etnia da Ordem. Segundo ele, a partir da reunião realizada com representantes da OAB, a instituição tomará as medidas necessárias para que haja intervenção judicial e o fato não saia impune.
“Não vamos abrir mão de fazer cumprir a Constituição e, sobretudo o Estatuto”, declarou o ouvidor Oswaldo Coelho, que vai encaminhar ofício à Comandante Geral da Guarda Municipal, Ellen Margareth, relatando o fato e a denúncia, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis diante. Outro ofício foi encaminhado ao Promotor de Justiça de Direitos Humanos, Aldir Viana, solicitando providências do Ministério Público do Estado.
Participaram da reunião o presidente do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Domingos Conceição, o membro da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) - Jorge Farias e o Sacerdote da Irmandade de São Benedito de Ananindeua - Valdiney Mendonça.
O caso também foi registrado na mesma noite pelo sacerdote em Boletim de Ocorrência na Seccional da Pedreira e repercutiu na imprensa local por meio de jornais e blogs.
O GEAAM/UFPA convoca reunião da campanha "Quem é de axé diz que é" para o Censo 2010.
Contamos com a presença de todos.
Atenciosamente,
GEAAM
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Interessante no Orkut
Lembro de Mametu Nangetu no ultimo cine clube dizendo que quando os representantes dos sensos batem na porta as pessoas se dizem: evangelicas, catolicas ou espiritas. Tanto isso é verdade que quando vamos preencher uma ficha qualquer como por ex. de emprego existe praticamente dois itens quando o assunto é religião "Você é catolico ou outros"?
Encontrei a seguinte enquete na comunidade de Lemba dilê(oxaguiãn): "Temos orgulho da nossa fé, os brasileiros são os que mais movimentam o Orkut e não temos um item sequer para selecionar com a nossa fé, temos o direito ao menos de um item = “religiões afro-brasileiras”. Quem concorda?"
Eu rticulamente concordo em solicitar ao Google pensar nisso.
E vocês???
abraços
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
SUGESTÃO CINE NANGETU
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Eduardo Coutinho
Origem: Brasil
Áudio: Português
Duração: 110 min.
Não deixe sua casa de fora.

Mapeando Axé 2010