sábado, 16 de outubro de 2010

Programação de filmes para outubro no Cineclube Nangetu.

Sexta-feira, 22 de outubro – 19h.
Redemocratização: as greves de 1979Séries. Visões políticas – Classificação LIVRE. Os três filmes que compõem este programa foram realizados por diferentes diretores com uma só motivação: narrar um importante momento da história recente do país, por meio da linguagem do cinema documentário, em obras sem personagens centrais, cujo protagonismo é exercido pela coletividade.
Arrocho salarial, opressão das multinacionais, repressão do Estado de exceção e união da classe trabalhadora são alguns dos temas urgentes da época. A paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC Paulista, região de forte concentração industrial do Sudeste brasileiro, aprofundaria as graves contradições da agonizante ditadura militar e revelaria, ao mesmo tempo, o nascimento de uma figura pública que marcaria os 30 anos seguintes do cenário político do Brasil: o líder sindical Luiz Inácio “Lula” da Silva.






 





Sexta-feira, 29 de outubro – 19h.
Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman. Brasil, 1981. O filme retrata a vida do cidadão de classe baixa no Brasil dos anos 80, batalhando pela sua sobrevivência no país. Através de uma família que entra em colapso devido a uma greve surgida, o filme denuncia a maneira como a desigualdade social e a violência podem destruir laços familiares. Num cenário brasileiro caótico, o longa-metragem surge mostrando as dificuldades e empecilhos que um cidadão passa a ter que lidar para assegurar seus direitos constitucionais, lutando por algo que deveria ser teu por lei. Com o assombro da pobreza, violência em demasia e uma política injusta, o filme traça o perfil de um país imprevisível que está no caos, uma situação que pode ser descrita perfeitamente como sendo os dias de hoje.

Ao final de cada sessão haverá roda de conversa com a comunidade do Mansu Nangetu.
Cineclube Nangetu, coordenação: Kota Mazakalanje.
Tv. Pirajá, 1194 – Marco, Belém/PA. 91- 32267599.

Nenhum comentário: