sábado, 16 de outubro de 2010

Cineclube Nangetu debateu a memória e as tradições afro-brasilerias com o filme "Tera deu, terra come".









Cerca de 25 pessoas assitiram ao filme "Terra deu, terra come", de Rodrigo Siqueira, exibido no Cineclube Nangetu na sexta-feria, 15 de outubro de 2010.
Ao fim do filme o Mansu Nangetu ofereceu merenda aos presentes e iniciou o debate promovendo a discussão que aconteceu em torno das tradiçoes imateriais e a preservação da memória afro-brasileira, além de observações sobre as condições de vida da população das comunidades tradicionais quilombolas e as políticas públicas que promovem a cidadania através da promoção da igualdade racial.
O debate foi enriquecido com a colaboração de Mãe Aldine de Omulu e do militante do Movimento Negro e membro do CEDENPA, Cipriano Filho, que trouxeram ao debate muitas questões importantes abordadas pelo filme, aliando a tematica com as suas próprias experiencias pessoais.
A comparação entre os rituais fúnebres apresentados no filme e as práticas religiosas preservadas no Mansu Nangetu foram inevitáveis, resultando na identificação de entendimentos e práticas comuns, caminho para a conclusão de que a memória africana une comunidades tão distantes e diferenciadas...

Nenhum comentário: