sábado, 23 de outubro de 2010

Resistência e lutas sociais no Brasil em debate através do Cineclube Nangetu.








"Eu vivi esse período e sabia disso pelas notícias de televisão, e que eu sabia é muito diferente do que os filmes mostram". Com essa reflexão, Mametu Nangetu iniciou o debate após a exibição do Programa Redemocratização - as greves de 1979, e disse ainda que é muito importante que os jovens conheçam os filmes que docuemntam as lutas sociais por melhores condições de vida e trabalho.
Mametu acrescentou que recentemente esteve no comício em que Lula falou em favor do voto a suas candidatas ao governo e presidência, e que comparando a fala recente com os discursos registrados nos filmes, muito pouca coisa mudou, e concluiu que para combater as mudanças que beneficiam a maioria do povo, os poderosos ainda fazem o jogo sujo, inclusive o de espalhar mentiras na imprensa.
O debate foi enqriquecido com as intervenções de Robsom Martins e Arthur Leandro. Robsom é o coordenador local do Centro de Mídia Independente - CMI, e Arthur coordena o Projeto Azuelar do Insituto Nangetu, projeto com que o instituto foi reconhecido como Ponto de Mídia Livre em 2009. Ambos direcionaram a discussão para a importância dos grupos de minorias e os movimentos sociais criarem a própria mídia, pois a massificação da informação peles veículos oficiais de imprensa é tendenciosa e procura defender os interesses, econômicos e políticos, das coorporações que detém o poder de informação.
Arthur ressaltou a importância das ações que a comunidade do Mansu Nangetu vem fazendo, de produzir mídia com o que chama de "tecnologia do possível", com vídeos gravados em celular e distribuídos na internet, com a distribuição de imagens das ações do terreiro, com o projeto Rádio Janela, e com a própria alimentação periódica de notícias neste blog. Para ele, quando os movimentos sociais perceberem que podem criar mídia própria será possível intervir com multiplas visões dos fatos e influenciar a opinião pública.

Nenhum comentário: