sábado, 26 de abril de 2014

Cada ser humano pode ser um incorporador eventual da “divindade” em benefício dos outros.

Ao fim do GT de trabalho de segurança alimentar promovido pela SEPPIR nesta semana de 22 a 26 de abril, Mãe Lúcia postou este texto nas redes sociais. Reproduzimos suas palavras por concordarmos com elas.
Iyá Lúcia Omidewá em intervenção no evento da SEPPIR.
Agradecimento:
Somos um povo de essência espiritual isto goste ou não a intelectualidade, passando pela escola onde suspeito que os modernos mestres ainda deslegitimem nossa raiz, nossa religião.
Perante o pertencimento de se receber um título, não posso em momento algum esquecer a real contribuição “civilizatória” que nossa religião me deu. Fomos negados socialmente, politicamente desprezados, religiosamente perseguidos. Porém me atrevo a dizer que nossa religião é que nos mantém.
Penso que fomos enviados por nossos orixás com a missão de “impregnar” de Axé este país. Fomos nós povo resistente que demos a este país uma marca mais que simbólica à alma brasileira.
Para falar em tradição na nossa oralidade sei tanto quanto vocês que nunca poderemos penetrar em qualquer história sem que me apoie nesta tradição oral. Uma herança que herdamos ricamente e que pacientemente é transmitida por nós mestres Griô de nossa boca a cada ouvido, de mestres a cada novo aprendiz.
Nossa herança não foi perdida e nunca será, pois que somos a memória viva de nossa áfrica e nosso Brasil, somos nós mestres Griô a geração de depositários, uma memória viva que une o moderno com o contemporâneo, nossa tradição é a escola da vida. Sim, podemos parecer pretensioso para aqueles como nós que sabem que em nossa tradição oral o espiritual e material não estão dissociados.
Enfim, meus sinceros agradecimentos posto que esta conquista não seja minha, mas de meu povo, pois que somos ao mesmo tempo religião, cultura, conhecimento, ecologia, história, estória e ainda alegria, sendo que todo pormenor sempre vai nos permitir remontar a nossa “unidade” primordial onde o mistério tal como ela o revela e do qual emana creio que seja esta a origem “divina” da Palavra.
Axé
Iyá Lúcia Omidewá

Cada ser humano pode ser um incorporador eventual da “divindade” em benefício dos outros.

Nenhum comentário: