terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cineclube no combate ao racismo e intolerância religiosa.


O Cineclube Nangetu retoma suas atividades regulares iniciando 2013 com uma programação alusiva ao "Dia nacional de combate à intolerância religiosa" e apresentando dois filmes relacionados a essa temática.

21 de janeiro, Dia nacional de combate à intolerância religiosa!
No dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pela Lei nº 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de dezembro de 2007.
A data marca, ainda, a morte de Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum. A líder religiosa morreu, em 21 de janeiro de 2000, numa situação de combate contra a intolerância religiosa, praticada por evangélicos em seu templo, localizado no Abaeté, em Itapuã, na Bahia.
Mãe Gilda morreu de infarto após ver sua foto publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de texto depreciativo. Semanas antes, o terreiro de Mãe Gilda fora invadido por evangélicos. A Igreja Universal do Reino de Deus, responsável pela publicação da Folha Universal, foi condenada a indenizar a família da iyalorixá.

Programação do Cineclube

Dia 18 de janeiro, sexta-feira, 18:30.
"O jardim das folhas sagradas", de Pola Ribeiro. (Brasil, 2011)


Jardim das Folhas Sagradas é um longa de ficção construído a partir de Bonfim, um bancário bem sucedido, negro e bissexual, casado com uma mulher branca e de crença evangélica. Ele vive na Salvador contemporânea e recebe a incumbência de montar um terreiro de candomblé no espaço urbano. Para isto, enfrentará a especulação imobiliária numa cidade de crescimento vertiginoso, o preconceito racial e a intolerância religiosa. Este homem, embora questione a tradição da própria religião, tem a missão de montar um ambiente sagrado e de respeito à natureza, superando as contradições e conflitos trazidos pela modernidade.



Dia 19 de janeiro, sábado, 18:30.
"A Deusa Negra", de Ola Balogun (Nigéria/Brasil, 1978)

"A deusa negra" conta a história de um africano, Babatunde, que busca no Brasil seus parentes e revive, pelos caminhos mágicos do candomblé, o percurso de seu ancestral escravo, Oluyole.

O Cineclube Nangetu fica na Tv. Pirajá, 1194 - Marco da légua. Belém do Grão-Pará.
Fones: (91)32267599; (91) 88067351 (Mametu Nangetu).

Nenhum comentário: