domingo, 20 de maio de 2012

Sacertotizas de Candomblé de Angola comandaram o ato religioso em homenagem ao Valmir Bispo.

Na sexta-feira, dia 18 de maio, as sacerdotizas afro-religiosas Mametu Nangetu, Mmetu Muagilê, Mametu Kaianileji e Mametu Kaia Nzambi representaram os Povos Tradicionais de Terreiros em cerimônia inter-religiosa de celebração à memória da vida de luta pela defesa da diversidade cultural de Valmir Bispo dos Santos.
Foram elas que entre banhos e cantigas de rezas de Candomblé de Angola iniciaram a celebração religiosa que deu inicio ao cortejo festivo que culminou no Ato Cultural na praça do Carmo.
Elas explicaram que na cosmologia Afro-Bantu-Amazônica, só se deixa morrer aqueles que permitimos cair no esquecimento, e afirmaram que se depender dos agentes culturais do Pará a memória de Valmir Bispo dos Santos permanecerá viva por muitos anos.
E foi com esse sentimento de perpetuação da memória que os agentes da diversidade das culturas paraenses caminharam para homenagear o parceiro que faleceu no dia 19 do mês de abril, e tudo isso resultou num grande espetáculo em homenagem à memória do amigo...
 

Nenhum comentário: