domingo, 3 de abril de 2011

Saúde nos terreiros - 11 de abril as 17h o Mansu Nangetu promove palestra de prevenção à tuberculose.


A palestra será Ministrada por Ernandes Costa, Coordenador Adjunto do COMITE/PA e coordenador do Projeto Dots Comunitário, além do enfeirmeiro Ivam Carlotino, da Coordenação de Tuberculose de Ananindeua, e da Assistente Social Sonia Obadia, Coordenadora Estadual de Pneumologia da SESPA. 

Informações do evento.
Dando continuidade da programação alusiva ao dia de combate a tuberculose, que transcorreu no ultimo dia 24/03. O COMITE METROPOLITANO DE COMBATE A TUBERCULOSE, E O PROJETO DOTS COMUNITARIO, estará realizando no próximo 11 de abril as 17h, na sede do MANSU NANGETU, mais uma palestra de esclarecimento sobre esta doença que embora tendo cura, tratamento e medicamento e toda unidade de saúde ainda mata muita gente.
A palestra em mais um templo religioso de matriz afro-amazônica tem como objetivo levar aos filhos e filhas de santos, além dos muitos comunitários que participam de ações no Mansu todos os esclarecimentos sobre a doença, suas formas de cura e tratamento, tendo em vista que oa terreiros hoje são espaços dedicados a saúde, cultura e cidadania, com respeito a dignidade e aos direitos humanos.
Uma pesquisa recente do ministério da saúde aponta que mais de 50% da classe medica brasileira entrevistada aponta tuberculose com doença extinta. Ledo engano, pois ele esta ai, matando muita gente, em especial os homens em período produtivo na faixa etária de 24 a 49 anos que, na sua maioria, só possuem o ensino fundamental. Embora seja a faixa predominante, as outras faixas etárias e classes sociais também são atingidas pela tuberculose.
Com o advento da AIDS a tuberculose voltou a aparecer com carga total, por ser uma doença de fácil transmissão por via aérea com acentuação maior em pessoas com baixa imunidade, encontrou nas pessoas vivendo com HIV/Aids - seu principal agente para multiplicação das doenças oportunista. O avanço da ciência nos últimos 25 anos de epidemia da Aids, trouxe muitos progressos e nos dias de hoje a vida ou sobrevida das pessoas com Aids aumentou substancialmente. Hoje já não se morre mais de Aids, mas esta associada a tuberculose, que nos chamamos de co-infecção, esta matando muitos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
A palestra será Ministrada por Ernandes Costa, Coordenador Adjunto do COMITE/PA e coordenador do Projeto Dots Comunitário, além do enfeirmeiro Ivam Carlotino, da Coordenação de Tuberculose de Ananindeua, e da Assistente Social Sonia Obadia, Coordenadora Estadual de Pneumologia da SESPA.
O Comitê integra a estratégia do Fundo Global de Combate a Tuberculose, uma coalizão que congrega representantes das esferas de governo e da sociedade civil. Sua sede mundial esta localizada em Genebra na SUIÇA, suas atividades decorrem de doações financeiras de governos e pessoas do mundo inteiro. No Brasil tem sede no Rio de Janeiro e trabalha integrado com o Departamento de Combate a Tuberculose do Ministério da Saúde, que responsável pelas diretrizes das ações de controle da tuberculose no Brasil.
A tuberculose é uma doença causada pelo Bacilo de Koch. Seus principais sintomas são: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturno, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde. A principal detecção é pelo exame de escarro que pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Se for detectada a doença o paciente recebe o medicamento gratuito e o tratamento dura seis meses e não pode ser interrompido, para não tornar o bacilo multeresistente as drogas disponíveis. A partir dos 15 dias de medicação o paciente não corre mais o risco de transmitir a doença. É importante que as pessoas que convivem com este doente também façam seu exame, como forma de prevenção e de quebra da cadeia de transmissão.

Nenhum comentário: