segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma festa das culturas afro-brasileiras para inaugurar a sala de informática do Projeto Filhos do Quilombo.



A comunidade quilombola África e Laranjituba, que fica no ramal do Caeté, na altura do Km 68 da Alça Viária, em Moju, reuniu as organizações sociais e instituições de ensino com quem mantém parcerias para a cerimônia de inauguração da sala de informática do Projeto Filhos do Quilombo.
O Instituto Nangetu, que também é parceiro do projeto, foi representado por Táta Kinamboji, que ressaltou a importância da formação de redes solidárias de organizações sociais para que os objetivos comuns dessas organizações sejam alcançados, e disse que é de suma importância a comunidade se familiarizar com as ferramentas digitais, pois o uso dessas ferramentas estará atrelado a práticas culturais e ao uso de tecnologias tradicionais, e que com a sala de informática e a chegada da internet, que se espera para breve, o conhecimento produzido e preservado pela comunidade poderá circular com a autonomia necessária para a garantia do território de suas origens.
A cerimônia foi uma festa cultural, com a apresentção das diversas atividades desenvolvidas pelo projeto, os convidados foram recebidos com um alguidá de banho de cheiro feito pelos sacerdotes da religiosidade afro-brasileira, pelos terreiros presentes no quilombo, e em seguida teve um delicioso café da manhã preparado pelas mestras de culinária afro-brasileira... Com tapioquinha, frutas da estação, cuscus e outras iguarias da culinária quilombola paraense, e todos os alimentos eram produzidos na própria comunidade. Uma delícia que se repetiu no almoço a base de açai e abacaba.
A apresentação do grupo de capoeira deu sequencia a mostra cultural, que culminou com a gravação do disco do Mestre Jorge e Grupo Filhos do Quilombo, em parceria com o projeto de extensão da UFPA Carimbó.net.
Veja mais informações no link

Nenhum comentário: