segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"O pagador de promessas" colocou a intolerância religiosa em debate no Cineclube Nangetu.









A exibição do filme "O pagador de promessas" (Brasil, 1962), de Anselmo Duarte, proporcionou um excelente debate sobre posturas intolerantes a partir de preconceitos de cunho religioso. A sessão aconteceu na sexta-feira, 21 de janeiro, dia nacional dedicado a combate a intolerância religiosa.
O enredo do "Zé do burro" foi o condutor da discussão, a pergunta é como uma promessa feita a Sta. Bárbara nun terreiro de Iansã pode gerar tantas incompreensões e intolerâncias. O foco da discussão foi a histórica demonização das religiões afro-brasileiras por parte da cristandade, e não faltaram relatos pessoais de situações de intolerância vividas pelos membros do Mansu Nangetu e de outras comunidades tradicionais de terreiros.
Também foram elaboradas estratégias e propostas de como enfrentar as situações de intolerância e reflexões sobre o comportamento de cada um dos presentes em relação a preconceitos com outras formas de consciência religiosa. Para isso foi fundamental a presença do Pastor Alex, da Igreja Anglicana e membro do Comitê Inter-Religioso do Pará, que trouxe as disucussões do comitê para compartilha-las no debate do cineclube.

Nenhum comentário: