sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cineclube exibe Macunaíma


Um contratempo impediu a exibição do filme Cafundó na sessão do dia 28/01/2011, então o conselho editorial do cineclube apresentou aos presentes algumas possibilidades de filmes que poderiam ser exibidos naquele dia, houve consenso na escolha do filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1979).
A sessão contou com a participação dos jovens do Cineclube Ananin Dance que, incentivando a rede de cineclubes paraenses, fizeram uma visita para assistir e debater o filme da semana.
A roda de conversa foi conduzida pela professora de literatura da rede estadual de ensino, Elsani Lucena, que contextualizou a obra literária na qual o filme se baseia para que, de posse das intenções de Oswald de Andrade ao escrever o livro, os presentes pudenssem comentar e analisar o filme.
Foi uma estratégia que deu certo, pois a participação foi maciça com quase todos falando e comentando as suas impressões de como o herói sem caráter, o símbolo do Brasil para os modernistas da semana de 1922, lidava com as tradições dos povos brasileiros em meio ao mundo urbano e a vida tecnológica - as transformações pelas quais o país passou, provocando reflexões sobre a própria atividade socio-cultural de cada um dos presentes.
Ao final Táta Kinamboji lembrou a primeira passagem do Livro de Oswald, e disse que ele localizou o nascimento de Macunaíma no que ele achava que era o 'centro do Brasil' - o alto do Uriboca... E esse 'centro' está no Grão-Pará, ou seja Macunaíma é paraense e somos todos meio Macunaímas...
 
Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1979.
Sinopse: Macunaíma é a história de um anti-herói, ou “um herói sem nenhum caráter”, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

Nenhum comentário: