quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ato Cultural Político e Religioso de Combate à Intolerância aos Afro-religiosos

"Banho da felicidade contra a intolerância e em busca da cultura de paz", esse é o nome da mistura de ervas cheirosas que a Comunidade do Mansu Nangetu (Comunidade Tradicional de Terreiro de Angola que fica no bairro do Marco) leva para o "Ato Cultural Político e Religioso de Combate à Intolerância aos Afro-religiosos" que vai acontecer na tarde de sexta-feira no Cinema Olympia".
Mametu Nangetu explica que a comunidade decidiu preparar um banho cheiroso como nas tradições culturais juninas, uma tradição cultural que tem origem afro-indígena e que ainda é mantida pela maioria da população paraense. Ela diz que a comunidade achou por bem se fazer
valer deste costume que vem dos terreiros e que está presente nos hábitos cotidianos da população para chamar a atenção para a necessidade de estabelecer relações de respeito e de paz interreligiosa.
O alguidar com o banho será colocado num pedestal na porta do cinema e será ofertado em cuia para a população que passa na calçada, e junto com o banho acontecem conversas de cunho religioso e de valorização dos rituais sagrados das religiões afro-amazônicas.
Serviçø: "Ato Cultural Político e Religioso de Combate à Intolerância aos Afro-religiosos". Dia 24 de setembro entre as 14 e as 17 horas.. 17h haverá uma caminhada conjunta pelo calçadão do largo da Pólvora, na praça da República, e concentração Afro-religiosa na esquina da Rua da Paz com a av. Presidente Vargas.
São seis Nações Afro-religiosas reunidas no Cinema Olympia para apresentação de práticas rittualísticas e das Culturas de Comunidades Tradicionais de Terreiros Afro-amazônicos, rodas de conversas e de interação com o público. Nações: Angola, Tambor de Mina, Jeje, Pajelança, Umbanda, e Ketu.
Informações com Mametu Nangetu - (91)32267599


































Nenhum comentário: