sexta-feira, 3 de julho de 2015

Toque de resistência em todas as regiões brasileiras.

No Mansu Nangetu os tambores da resistência soaram na calçada em frente ao terreiro.
Na noite do dia 29 de junho, terreiros de pelo menos dez estados e nas cinco regiões administrativas, se manifestaram exigindo cidadania e respeito pelas tradições de matriz africana no Brasil. Cada comunidade participante realizou um batuque público perto de seu terreiro, e demarcou a presença das tradições de origem na África negra em sua cidade, seu estado e seu país. O ato público chama a atenção para a necessidade de ações do poder público contra a violência por racismo religioso e a necessidade de garantias dos direitos do cidadão.
Na calçada do Mansu Nangetu, além da batucada, foi realizada uma roda de conversa relacionando os recentes ataques ás tradições afro-brasileiras (como a pedrada no Rio de Janeiro e a depredação de terreiros no Rio de Janeiro, Alagoas e Ceará) com o aumento da "bancada BBB", ressaltando que a política conservadora investe contra a população negra, a bancada do boi a pressionar quilombos em busca de terras para virar pasto, a bancada da bala querendo reduzir a maioridade penal e a criminalizar a juventude negra na perfireria das grandes cidadees em busca da nova escravidão, e a bancada da bíblia a demonizar as tradições religiosas de matriz africana.
Para Mametu Nangetu, é nessessário uma resposta política do nosso povo, e uma resposta que também ocupe a representação das nossas comunidades no poder legislativo.






Confiram registros que circularam em redes sociais.

Alagoas


Bahia

Distrito Federal

Goiás


Nós do Centro Espírita Amor em Ação também participamos do manifesto Toque da Resistência! Juntamente com a nossa assistência gravamos esse vídeo e tocamos nossos tambores na rua como forma de lutarmos contra a discriminação e intolerância religiosa! Vejam o vídeo e compartilhem!Axé 󾍘 #toquedaresistencia#orgulhoemserumbandista #centroespiritaamoremaçao #umbanda #orixas
Posted by Centro Espírita Amor em Ação on Segunda, 29 de junho de 2015
Pará


Muito bem colocadas as palavras da nossa Noche Rosangela de Abe, tenho o prazer de compartilhar, no sentido de ajudar a...

Posted by Alcenia Gonçalves on Terça, 30 de junho de 2015

Paraíba

Rio Grande do Sul


São Paulo


O batucaço marcado para às 20h em diversos pontos do pais.As 20h em ponto os tambores tocados na Assembléia Legislativa no Ato contra Violência e Intolerância Religiosa!Não se cale! Intolerância Religiosa é crime!
Posted by Cris Gimenez on Segunda, 29 de junho de 2015
Tocantins


#Toquedderesistencia #toquedaresistencia

Nenhum comentário: