domingo, 23 de novembro de 2014

Lendas afro-amazônicas encenadas no Cine-Teatro Líbero Luxardo.


A rodada de contação de estórias africanas aconteceu na sexta-feira 21 de novembro, no Cine Libero Luxardo, a programação teve a dramatização do "O conto da guerra" e fez parte da semana de conscientização sobre o do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), em parceria com o Instituto Nangetu.
As histórias foram contadas com dramatização e encenação por atores do Instituto Nangetu e da UFPA. A Ação faz parte de projeto "Teatro de Lendas Afro-Amazônicas nas Escolas", do Instituto Nangetu, em parceria com o programa Mídias Educativas para a implementação da lei n° 10. 639/03, programa da Faculdade de Artes Visuais que engloba o projeto Mitologias Afro-Amazônicas em Formas Animadas. da Escola de Aplicação da UFPA.

“É muito interessante ver as crianças tendo acesso a esse tipo de informação, ter esse referencial dentro das escolas e levar um pouco de nossas tradições e lendas para esses alunos”, afirmou Carlos Vera Cruz, ator e integrante do Instituto Nangetu.
 Segundo Maria Helena Alves, especialista em educação da Copir, disse que essas programações são importantíssimas para enriquecer o conhecimento de crianças e adolescentes sobre a cultura Africana e Afro-Brasileira. “ Isso ajuda os alunos a conhecerem a diversidade cultural e religiosa que o Brasil possui e como a nossa cultura é influenciada por esses povos. Temos que levar essas discussões para dentro de sala de aula e fazer com que os estudantis fiquem mais inteirados a respeito desses assuntos”, destacou a técnica.



"O conto da guerra" (lenda africana)

Ficha Técnica 
PROGRAMA DE EXTENSÃO da UFPA Mídias Educativas de apoio à implantação da Lei 10.639/2003. Projeto: Mitologia afro-amazônicas em teatro de formas animadas; e  projeto: Teatro de Lendas Afro-Amazônicas nas Escolas, do Instituto Nangetu,

Atores-contadores
Tata Kinamboji (Arthur Leandro)
Tata Kafunlumizo (Ângelo Imbiriba) 
Táta Carlos Vera Cruz
Cynthia Valadares (Bolsista PROEX/ UFPA)

Operador de áudio e vídeo
Thiago Ferradaes’

Curadoria
Mametu Nangetu


Fonte de informações: Portal da SEDUC, Fotos ASCOM/ SEDUC e Simone Araújo.

Nenhum comentário: