segunda-feira, 22 de julho de 2013

Edital da PROEX/UFPA premiou proposta de apoio ao Azuelar.

Título do Projeto: Muzueri uonene kalunguê (O falador grande não tem razão): apoio às ações de mídia cultural do Projeto Azuelar/ Ponto de Mídia Livre do Instituto Nangetu .

Muzueri uonene kalunguê (O falador grande não tem razão), e seu uso nos dias de hoje, faz referência direta ao poder econômico dos donos dos “grandes” meios de comunicação, da mesma maneira que questiona a 'ciência' universitária naquela parte que despreza os conhecimentos tradicionais. Com o apoio da PROEX/ UFPA o projeto Azuelar pretende intensificar as ações de mídia dos povos de terreiro.
Profa. Marilu Campelo (GEAM/UFPA) entrevista Mametu Kátia Hadad (Konsenzala de Kafungê) em programa de parceria do Projeto Azuelar com a RC Resistência FM.

O projeto foi apresentado pelo prof. Arthur Leandro, FAV/ ICA e GEAM/IFCH da UFPA, o Táta Kinamboji do Mansu Nangetu – que também é o coordenador do projeto Azuelar. A proposta foi premiada no Edital Prêmio PROEX de Arte e Cultura/ PROEX-UFPA, e com o prêmio o coordenador vai investir em equipamentos e em ajuda de custos aos agentes de comunicação do Instituto Nangetu.
O projeto é uma intervenção em forma de parceria técnica e dialógica com o objetivo de potencializar o protagonismo dos povos tradicionais de matrizes africanas na produção de mídia étnica e de conteúdos midáticos sobre suas práticas culturais, e também colocar a universidade como agente potencializador das ações do projeto pré-existente e estabelecer intercâmbios culturais e acadêmicos através da colaboração entre entes da universidade e os Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, mas sem interferir naquilo que para todos os envolvidos é um dado precioso: o protagonismo social do Projeto Azuelar.
Kinamboji explica que foi em busca do diálogo que envolveu sua equipe na busca de um sabu (provérbio) em kibundo para dar título ao projeto, primeiro para provocar a universidade com um título em línguas africana, e também como uma forma de difundir os valores transmitidos geração-pós-geração desde os primeiros africanos chegados ao Brasil no tempo colonial. Cunha Junior explica que provérbios São formas filosóficas de refletir e ensinar e aprender sobre as relações dos seres da natureza, do cosmo e da existência humana. São filosofias pragmáticas da solução dos problemas da vida na terra, profundamente ligados ao existir e compor o equilíbrio de forças da continuidade saudável destas existências. registrado os condicionantes da existência humana, da formação social, das relações de poder e justiça, da continuidade da vida. E ao utilizar de um sabu pra nomear o projeto reafirma e transmite o cosmos afro-amazônico para a comunidade univesitária.
Nesta proposta a universidade torna-se mais uma parceira que contribui com equipamentos, e com informações técnicas oriundas das diversas áreas do conhecimento acadêmico, como as artes, a comunicação, as ciências sociais, a educação, do que ser apenas uma biblioteca de conhecimentos a ser consultada, é uma parceria que prima por respeitar a experiência dessa tradição e a absorve como conhecimento tão importante quanto o conhecimento áuniversitrio.

Nenhum comentário: