sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Em busca de parcerias que fortaleçam a difusão e produção de cinema afro-brasilerio.

Biza Vianna e Zózimo Bulbul no Centro Afro Carioca de Cinema.
Táta Kinamboji esteve no Rio de Janeiro e visitou o centro Afro Carioca de Cinema, um centro cultural que foi fundado por Zózimo Bulbul e Biza Vianna em 2007.
Zózimo é ator, diretor e roteirista de cinema, e é um ícone do cinema negro brasileiro e criou o Centro Afro Carioca de Cinema com a finalidade da promoção da cultura afro-brasileira e seus artistas, além de elaborar projetos e ações que visem a realização permanente de atividades culturais. Seu foco e a valorização da produção cinematográfica brasileira, africana e caribenha como um ato social de transmissão de sabedoria, formação técnica e artística, a profissionalização e a inclusão no mercado de trabalho. Funciona num sobrado localizado no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro e possui diversas atividades que são realizadas ao longo do ano, como oficinas, seminários, mostras de filmes. O Encontro de cinema negro, o evento de maior visibilidade, é realizado no mês de novembro, e já com várias edições realizadas é uma forma de ir contra a forma de representação que sempre foi dada aos negros no cinema, e apresenta como o negro é visto pelo seu igual.
Foi a similaridade com a proposta e as atividades do Cineclube Nangetu, e com a Rede de Cineclubes nos Terreiros da Zona Metropolitana de Belém/ PARACINE, o que levou Táta Kinamboji a procurar por essa iniciativa, e Zózimo Bulbul lhe recebeu com a frase “isso aqui também é um terreiro e você está em casa”. À partir daí uma conversa repleta de troca de experiências sobre a difusão do cinema e da cultura afro-brasileira acompanhou o agradável fim de tarde na Lapa carioca.

O Cineclube Nangetu recebeu de Zózimo Bulbul um DVD da série "Obras raras - o cinema negro na década de 70", editado pela Fundação Palmares/MinC com cinco filmes importantes para o cinema afro-brasileiro. E desse encontro outros virão, pois é certa a formação de parcerias.

Nenhum comentário: