domingo, 27 de junho de 2010

Conselho do Cineclube começa a definir programação trimestral.

Como nas tradições do Mansu nanegtu, a reunião aconteceu em roda de conversas, da qual participaram: Mametu Nangetu, Mametu Deumbanda, Táta Kinamboji, Kota Mazakalanje, e os Indumbes: Kate Wasques e Tiago, além do colaborador Cleber Augusto.





Mametu explicando aos mais novos como funciona o cineclube.


Mametu Nangetu abriu a reunião com saudação aos Nkisses do dia pedindo que as divindades mantivessem as boas energias necessárias para a reunião, e orientou os conselheiros para que não esquecessem que, mesmo abrindo para a exibição de filmes de outras temáticas, o Cineclube não precisa perder a identidade de exibição de filmes afro-brasileiros e da religiosidade afro-amazônica, mas que verificássemos entre as possibilidades oferecidas, os conteúdos que tratassem da diversidade, do respeito e tolerância, da realidade amazônica e outros que possam contribuir com os membros da comunidade que disputam concursos públicos como o vestibular.

Mametu Deumbanda pediu, ainda, que fosse considerado que o Mansu também tem público infantil, e ressaltou que estava com o neto mais novo no colo e ainda citou outras crianças filhas de membros do terreiro e disse que todos tem o direito a filmes na programação, disse que sabia que não existiam filmes infantis afro-religiosos, mas pediu que o Conselho pensasse em ao menos um dia no mês para ser dedicado a filmes infantis.

Os membros do Conselho passaram então a consultar o acervo disponível na Programadora Brasil, e a procurar programas que atendessem as necessidades das diretrizes apresentadas como prioritárias para os programas do Cineclube Nangetu para os próximos três meses, e combinaram estratégias de conseguir filmes paraenses para incluir na programação.


As instruções da oficina de capacitação do Programa Cine Mais Cultura ajudaram na reunião de trabalho.

Portanto aguardem que em breve divulgaremos as datas de exibição de filmes no Cineclube Nangetu, que é um cinema feito para estar perto de você.

O Cineclube Nangetu faz parte do Projeto Azuelar, e é premiado no Edital Cine Pará Mais Cultura/ 2009, da Secretaria de Cultura do Pará - SECULT em parceria com o Ministério da Cultura.

Fonte: Projeto Azuelar, Texto de Táta Kinamboji, fotos de Andreza Rodrigues e Táta Kinamboji.

Nenhum comentário: