quarta-feira, 13 de julho de 2016

Nota de pesar, Ministra Luiza Helena Bairros.



O Instituto Nangetu lamenta profundamente a morte de Luiza Helena de Bairros, (ex)ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que faleceu em Porto Alegre nesta terça-feira (12 de julho de 2016) em virtude de um câncer de pulmão.









Ela foi ministra do governo de Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014, e durante sua passagem pelo governo federal, foi que a SEPPIR-PR construiu o I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos Tradicionais de Matriz Africana, primeiro documento oficial com diretrizes de políticas públicas voltadas ao povo tradicional de matriz africana e suas comunidades.


Também foi a sua gestão a responsável pela criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), cujo objetivo é implementar políticas públicas voltadas a proporcionar à população negra igualdade de oportunidades e instâncias de combate à discriminação e à intolerância. A principal forma de atuação do Sinapir, conforme defendia Luiza Bairros, é a articulação das políticas públicas nacionais com municípios e governo estaduais, através da criação de órgãos regionais para a promoção da igualdade racial.

Luiza Helena Bairros é um exemplo de luta para todos nós, uma mulher a ser lembrada e reconhecida pela sua participação e liderança nas organizações e nas lutas sociais, e também a ser lembrada e reconhecida pela gestão de ministério em que demonstrou capacidade de articulação, até com setores mais conservadores do governo, para a implantação de politicas públicas de promoção de igualdade racial.

Que Nzambi lhe receba e lhe guarde, Luiza, e de nós, tenha certeza que faremos valer a memória da sua/nossa luta.

Nenhum comentário: