domingo, 17 de novembro de 2013

Congo - atrocidades cometidas por europeus durante a colonização de países africanos.

Durante o programa "Vozes de África" no Mansu Nangetu, os estudantes congoleses apresentaram fotografias da violência praticada durante a colonização de seu país pela Bélgica, reproduzimos aqui algumas dessas imagens chocantes, tão chocantes quanto as imagens da escravidão no Brasil.

Foto na História: AS CRIANÇAS MUTILADAS DO CONGO - I: AS CRIANÇAS MUTILADAS DO CONGO - I DATA DA FOTO: 1905. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo.

DATA DA FOTO: 1905. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo. No final do século XIX e início do século XX, a mutilação era um dos castigos mais comuns para punir as pessoas (principalmente crianças) por descuidos simples (desobediência, cansaço no trabalho braçal, etc). Geralmente as mutilações eram feitas por soldados. Na imagem acima, três crianças mutiladas.

Foto na História: OS MUTILADOS DO CONGO - I: OS MUTILADOS DO CONGO - I DATA DA FOTO: 1904. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo.




DATA DA FOTO: 1904. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo. Homens do Congo, ao lado de missionários britânicos. Percebe-se que os homens seguram mãos decepadas, de outros homens que foram punidos.

Foto na História: OS MUTILADOS DO CONGO - II: OS MUTILADOS DO CONGO - II DATA DA FOTO: c. 1904. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo.




DATA DA FOTO: c.1904. FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Congo. Homens do Congo mutilados ou sequelados pelas torturas dos soldados. Na esquerda está o jovem Mongala (com o braço retorcido), no centro, Mola Ekuliti, mutilado, e na direita, Brasila, com um abscesso no braço. No final do século XIX e início do século XX, a mutilação era um dos castigos mais comuns para punir as pessoas (principalmente crianças) por descuidos simples (desobediência, cansaço no trabalho braçal, etc). Geralmente as mutilações eram feitas por soldados.

Nenhum comentário: