quinta-feira, 19 de maio de 2011

Para quem quer aprender a rezar ladainha em "latim popular".

Foto da ladainha no ano de 2007, a Trezena é uma tradição de família e é mantida por Mametu Nangetu há mais de 30 anos.



O resgate da ladainha popular em latin é a novidade que Mametu Nangetu apresenta para as festividades juninas de 2011.
Um grupo de rezadores de ladainha do Terreiro Estrela Guia, do bairro da Cidade Velha, que é Premiado no Edital MicroProjetos Amazônia Legal, será a grande atração das festividades de Santo Onofre e Santo Antônio, o grupo é formado por Pai Esmael, Mãe Maria de Jesus, Cristina e Maiko, eles aprenderam praticando a ladainha nas andanças em festividades comunitárias cujo contexto é chamado de catolicismo popular, acompanhando seus pais e avós na fé de seus santos de devoção.
Essa parceria entre o Mansu Nangetu e o Terreiro Estrela Guia proporciona também uma curso para o aprendizado de jovens rezadores. É um curso nos moldes das comunidades tradicionais, daqueles onde se ensina do mesmo modo aprendido, que chamamos de 'rodas de fazer junto', ou com o acompanhamento do aprendiz no desenvolvimento do oficio de seu mestre.
A trezena inicia na terça-feria, dia 31 de maio, e os interessados em aprender as rezas e os segredos para manter a tradição das ladainhas em 'latin caboco' podem entrar em contato com Mametu Nangetu para maiores informações, pelos fones 91-88067351 ou 91-81938647.

2 comentários:

Alex Leovan Oliveira disse...

Nessa foto o Dupadu está parecido com um padre.

Unknown disse...

risos.