terça-feira, 27 de setembro de 2011

Kizomba ria Vunji e os festejos de São Cosme e Damião,

São Cosme e Damião saudados com doces

originalmente publicado no Diário do Pará
Terça-Feira, 27/09/2011, 10:13:16

São Cosme e Damião saudados com doces (Foto: Thiago Araújo)
A mãe de santo Mametu Nangetur distribui bombons há 40 anos (Foto: Thiago Araújo)
 
Não vai ser difícil encontrar a criançada correndo com as mãos cheias de bombons por aí hoje, dia de São Cosme e Damião. É quando, tradicionalmente, os devotos dos santos gêmeos distribuem doces para homenagear ou pagar promessas.
Seguindo os passos dos avós, a mãe de santo Mametu Nangetur distribui doces e brinquedos há 40 anos, na Travessa Pirajá, no bairro do Marco. Todos os anos, Nangetur prepara uma programação especial durante o dia inteiro. Ela conta que vêm crianças de todos os bairros “Homenageando as crianças é um momento de estar mais próximo dos santos. Gosto de ver as crianças reunidas”.
Ela conta que se prepara durante o ano todo para este momento e realiza uma campanha pela internet para arrecadar brinquedos e bombom. Este ano ela vai distribuir 500 saquinhos com bombons, 300 brinquedos e ainda vai fazer uma festa a partir das 19h para as crianças e os adultos. “Aproveito esse momento para chamar a comunidade e incentivá-los a valorizar as crianças. Se eles tivessem mais respeito, não teria tantos menores infratores por aí”.
São Cosme e São Damião eram gêmeos e médicos e exerciam a profissão na Síria e Egeia, sem receber qualquer pagamento. Cristãos, foram perseguidos e mortos pelo imperador romano Diocleciano.
Eles eram relacionados a mártires (grandes testemunhas do cristianismo), mas a partir do 4° século, quando a igreja se alia ao império romano, passam a ser lembrados como curadores. Os santos gêmeos também são reverenciados pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e Umbanda. “Apesar de terem sido mortos adultos, na religião afro são reconhecidos como crianças, os erês”, explica o professor de ciência da religião José Antônio Mangoni.  (Diário do Pará)

Nenhum comentário: