segunda-feira, 7 de julho de 2008

Instituto Nangetu participa do Seminário Tempestade de idéias.

Mametu Nangetu, Táta Kinamboji (Arthur Leandro) e Renato Siqueira compareceram ao Seminário promovido pelo GT de Cultura do Fórum Social Mundial no Teatro Waldemar Henrique, tendo contribuido para a construção das diretrizes para a área de cultura do FSM.


Mametu Nangetu participa da plenária do GT de Cultura


Segue abaixo o documento com as diretrizes.

A plenária final aconteceu as 16h da sexta-feira, 20 de junho de 2008, no TEWH, e aprovou o documento abaixo, que vai dar as diretrizes para o projeto do GT de Cultura do FSM.

TEMPESTADE DE IDÉIAS - Seminário do GT de Cultura do FSM.

Programação
Histórico, objetivos e perspectivas do Fórum Social Mundial e Fórum Social Pan-Amazônico.
Informes sobre a preparação do FSm e FSPA.
Apresentação dos eixos de mobilização: Resistência, Alianças e Celebrações.
Trabalho em Grupo
Plenária Final


Apresentação
Este é um projeto em construção, fruto de processos de discussão do GT de Cultura do Fórum Social Mundial/ 2009, que reunido em seminário no dia 16 de junho de 2008 no Teatro Experimental Waldemar Henrique, com o objetivo de socializar informações e aglutinar idéias, dividiu a plenária em três grupos de trabalhos para a discussão de propostas para os eixos temáticos apresentados como diretrizes para a área cultural do FSM. Segue o resumo das tempestades e das idéias.

Preâmbulo...
Houve duas reuniões, uma de manhã e outra a tarde.... É que num determinado momento da manhã, em que tínhamos trabalhos adiantados e o atraso de palestrante que tinha agenda apertada para falar para a plenária, os presentes decidiram formar os grupos de trabalho divididos por eixos temáticos e em seguida discuti-los em conjunto e aprovar resoluções em plenário. O que foi feito até mais ou menos as 13h, ficando o período vespertino para que a Célia Maracajá e os relatores de grupos sistematizassem as propostas apresentadas. Porém, por volta das 14:30 o plenário lotou novamente com pessoas que por motivos diversos não puderam comparecer pela manhã..., e, de informe em informes, acabamos sentindo a necessidade de retomar a discussão em plenário das propostas discutidas pelo grupo presente desde o início, acrescentando algumas coisas que se aglutinam como propostas dos que chegaram depois. Segue então o resultado da "Tempestade de idéias".

O que é o FSM
A Construção Coletiva de um mundo de paz e justiça,baseado na distribuição igualitária da riqueza social, na afirmação de direitos comuns e, no pleno reconhecimento das multiplas identidades do gênero humano é o ideário do grande movimento planetário de resistencia ao NEOLIBERALISMO, referenciadas no FORUM SOCIAL MUNDIAL E PAN-AMAZÓNICO.



Táta Kinamboji (no reflexo abraçado com Mametu Kátia) no grupo que discutiu o tema Resistência)


Discussão e propostas do GT de Cultura

Eixo temático: Resistência
Que se pense na inclusão do tema Cabanagem nas ações de resistência.
O GT considera importante direcionar as ações do FSM para a resistência cultural a política neoliberal e a globalização, para incentivar a criação de redes de resistência articuladas tanto em regiões e em países, quanto nos continentes e no planeta. Acreditamos tanto na resistência de grupos culturais considerados economicamente frágeis, quanto na resistência política no seio da cultura artística.

Proposta de tópicos para discussão no FSM:
a) Culturas tradicionais resistentes a globalização;
b) Poéticas de resistência e enfrentamento a industria cultural e aos circuitos atísticos neoliberais;
c) Formação de redes de resistência artística e cultural.

Proposta de programação cultural de mobilização da população de Belém para participação no FSM.
Metodologia: ocupar os bairros da cidade com programações culturais e informar a população sobre o FSM, iniciando pelos bairros onde o FSM vai acontecer: Guamá e Terra-firme; articular os grupos culturais; valorizar as culturas tradicionais e as poéticas de resistência.
- Fazer uma ação em julho, durante a reunião do Conselho do Fórum Pan-amazônico que acontecerá na cidade;
- Realizar, no segundo semestre, um seminário teórico e prático (discussões políticas e teóricas acompanhadas de experimentações poéticas e apresentações culturais) como preparação para o FSM;
- Realizar 6 eventos culturais em praça pública no segundo semestre, 1 em cada mês, chamando a população para participar do FSM;
- Realizar mostra audiovisual latinoamericana no cinema Olympia (tentar articulação com a prefeitura) e nos bairros da cidade.


Proposta de Programação para o FSM.
Pensamento norteador: que a programação resulte em uma experiência criativa inovadora e com possibilidade de desdobramentos para a população da zona metropolitana de Belém, e não somente uma programação de entretenimento para os participantes do FSM.
Metodologia: mobilizar os bairros da cidade em torno do FSM, tentar ampliar para a zona metropolitana, com programações culturais espalhadas em várias áreas da cidade; articular os grupos culturais de localidades diversas que tenham similaridades entre si para apresentações conjuntas onde possa haver trocas de experiências; valorizar as culturas tradicionais e as poéticas de resistência das linguagens artísticas.
Encaminhamentos: mapear a cidade e a zona metropolitana em busca de lugares possíveis de realização dos eventos; discutir com os grupos as possibilidades de ajuntamento e trocas.

Renato Siqueira, de camisa verde, participa da sistematização das propostas.

Eixo temático: Alianças
O GT entende que é importante criar alianças entre os povos e entre as culturas tradicionais.

Propostas:

- Realizar Mostra de cinema da América Latina e Caribe e de cinema ambiental.
- Discutir a temática do meio ambiente: Proteção dos conhecimentos tradicionais e da diversidade biologica (plantas medicinais, desenvolvimento sustentavel, mudanças climáticas entre outras); realizar Exposição de artesanato com palestras e debates sobre o uso racional da biodiversidade.
- Realizar encontro da diáspora afro-religiosa;
- Diversidade cultural: Promover as manifestações culturais que acontecem nas ruas do mundo no territorio do FSM e realizar festival internacional cultura de rua; Realizar encontro internacional de tambores; Promover a nossa cultura regional (amazônica).


Mametu Nangetu faz a saudação de encerramento dos trabalhos.

Eixo temático: Celebrações
Deve-se celebrar questões sociais, ações, temas e personalidades vivas e mortas.

Propostas:
- Lembrar os artistas locais e os agentes da cultura tradicional, como as benzedeiras, nas ações de mobilização na cidade de Belém;
- Celebrar a preservação do meio ambiente, da vida (considerar o tema 'inclusão' na celebração da vida) e da natureza;
- Celebrar as divindades e a diversidade religiosa;
- Realizar manifetsação de celebração dos artistas ao meio ambiente.

Nenhum comentário: