Mametu Nangetu, apresentadora do Programa Nenguas de Angola. |
E tudo foi pensado para azuelar com essa liberdade, e assim foi desde o cenário com elementos de integração humano/ comunidade/ natureza/ Nkisi.
Foi o Ogã Mil Oniletó Alagbedé, o entrevistado no programa de estréia, quem lembrou da tecnologia da comunicação via sonoridade da percussão, e com isso nos fez relembrar que a webTV, e todo o projeto Azuelar, tem sim essa pretenção de funcionar como Ngombas d'Aruanda, e usar as tecnologias que nos são possíveis como tambores que nos conectam com o mundo, e hoje os computadores podem vir com os mesmos esquemas de comunicação dos tambores que mantém os laços que o nosso povo nunca perdeu com as divindades.
E se sabemos nos comunciar com as divindades, sabemos também utilizar os recursos digitais e nos comunicar com os 'nós mesmos' e com os 'nós outros' desses 'nós tantos' que somos neste mundo... Mídia que nos alforria das amarras do sistema, mídia que nos liberta.
Aueto!
Mam'etu Nangetu uá Nzambi.
Fruto das oficinas do evento Azuelar e Rede Mocambos - Criando Laços... Tecnologia e comunicação nos terreiros.
Instituto Nangetu + Rede Mocambos, apoio Coletivo Casa Preta.
Projeto Azuelar - Comunicação social comunitária e experimental.
WebTV Azuelar
Estréia do programa Nenguas de Angola
Apresentação - Mametu Nangetu
Equipe técnica: Mam'etu Nangetu, Taata Kinamboji, Ogã Mil Oniletó Alagbedé, Lucivaldo Sena, Isabela do Lago, Duda e Luah Sampaio.
Filmagem: Lucivaldo Sena, Isabela do Lago, Duda e Luah Sampaio.
Edição: Ogã Mil Oniletó Alagbedé, Duda.
Participação especial: Taata Mukundemim.
Música: Azuelê Katu Ndanda, de Nego Banjo.
Apoio:
Projeto: Diálogo em cabana de Caboco da Faculdade de Ciências Sociais/UFPA
Projeto: Muzueri uonene kalunguê (O
falador grande não tem razão) da Faculdade de Artes Visuais e Museologia, e do Grupo de Estudos Afro-amazônico (NEAB)/ UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário